Publicidade

Estado de Minas CARACAS

Governo de Maduro briga por ouro venezuelano na Inglaterra, diz vice-presidente


20/07/2021 22:29

O governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro está travando em "uma batalha legal" pelo controle do ouro que o país depositou no Banco da Inglaterra, informou a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, nesta terça-feira (20), em um momento em que o governo britânico reafirmou reconhecer o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino.

Após mais de um ano de litígio, a Suprema Corte britânica analisa esta semana a complexa disputa judicial entre Maduro e Guaidó pelo controle de 32 toneladas de ouro da reserva nacional, avaliadas em 1 bilhão de dólares, e que o Banco da Inglaterra afirma não saber a quem entregar.

"A Venezuela está travando uma batalha histórica pelo ouro que pertence a todos os venezuelanos na Inglaterra, ouro ilegitimamente apropriado", disse a vice-presidente Rodríguez durante reunião da assembleia patronal Fedecámaras, em Caracas.

"Quem pode ter confiança em ir depositar o ouro em custódia no Banco da Inglaterra se amanhã podem não reconhecer um governo para ficar com os recursos de um país?".

O veredicto dos cinco juízes da mais alta corte britânica pode levar semanas ou até meses, e pode abrir um precedente para outros bancos europeus que guardam reservas venezuelanas.

O caso chegou à mais alta corte depois que um tribunal de apelação considerou ambíguo o apoio do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a Guaidó.

Mas, nesta terça-feira, Londres reafirmou que reconhece o opositor de Maduro como presidente da Venezuela "para todos os efeitos" e "sem ambiguidades".

O Reino Unido faz parte dos cinquenta países que consideram o segundo mandato de Maduro ilegítimo, reeleito nas eleições presidenciais de 2018 denunciadas como fraudulentas, e continuam a reconhecer Guaidó como presidente interino na qualidade de presidente da Assembleia Nacional eleita em 2015, apesar do chavismo ter recuperado o controle da Câmara nas eleições parlamentares de 2020.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade