(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Pesquisa sobre a covid confronta cientista do governo dos EUA e senador republicano


20/07/2021 17:47

O senador republicano Rand Paul e o cientista sênior do governo americano Anthony Fauci se enfrentaram duramente nesta terça-feira (20) em um debate acalorado no Congresso, enquanto os adversários políticos do presidente Joe Biden continuam desafiando o governo sobre as origens da covid-19.

Em um confronto violento que raramente se vê nas salas de audiências sóbrias do Congresso, Paul acusou Fauci de "ocultar a verdade" sobre uma agência governamental que financia uma pesquisa controversa no laboratório especializado da China que está no centro das teorias sobre as origens da pandemia do coronavírus.

Nesta pesquisa, denominada de ganho de função, os cientistas trabalham para aumentar a transmissibilidade e virulência dos micro-organismos a fim de prever com mais eficácia as doenças infecciosas emergentes.

"Senador Paul, o senhor não sabe do que está falando, francamente, e quero dizê-lo oficialmente", disse Fauci na explosão mais violenta que protagonizou entre as dezenas de audiências no Capitólio às quais compareceu desde o início da crise sanitária há mais de 18 meses.

"Se alguém mente aqui, senador, é o senhor", sentenciou Fauci, apontando o indicador para o legislador do estado do Kentucky.

Paul tinha advertido Fauci sobre as sanções criminais por mentir no Congresso e lembrou ao principal assessor de Biden que anteriormente havia dito aos legisladores que os Centros Nacionais de Saúde não tinham financiado a pesquisa de ganho de função no laboratório da cidade chinesa de Wuhan.

Os dois se enfrentaram em várias ocasiões. Paul insiste reiteradamente na hipótese de que Washington teria ajudado a financiar a pesquisa de ganho de função no laboratório de Wuhan, no centro de uma teoria, defendida por Trump, de que o vírus vazou dali.

Fauci, que trabalhou no governo do ex-presidente republicano Donald Trump, se tornou desde a saída do magnata na face principal do combate de seu sucessor, Joe Biden, contra a pandemia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)