Jornal Estado de Minas

PARIS

França sediará em agosto conferência sobre Líbano

O presidente francês, Emmanuel Macron, organizará em 4 de agosto uma nova conferência internacional sobre o Líbano, país que enfrenta a pior crise socioeconômica de sua história - anunciou o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (16).



A conferência tem como objetivo "satisfazer as necessidades dos libaneses, cuja situação se deteriora a cada dia", com uma interminável crise política como pano de fundo.

O encontro será realizado com o apoio das Nações Unidas, exatamente um ano depois da explosão que devastou a cidade de Beirute.

O primeiro-ministro designado do Líbano, Saad Hariri, anunciou na quinta-feira (15) que estava renunciando à formação de um governo quase nove meses após sua nomeação.

"Este último fato confirma o bloqueio político, no qual os líderes libaneses mantêm o país, de forma deliberada, há meses, enquanto se afunda em uma crise econômica e social sem precedentes", lamentou um porta-voz do Ministério francês das Relações Exteriores, em um comunicado à imprensa.

audima