(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAGDÁ

Influente líder xiita boicotará eleições de outubro no Iraque


15/07/2021 09:44

O influente líder xiita Moqtada al Sadr anunciou, nesta quinta-feira (15), que boicotará as eleições legislativas no Iraque, previstas para outubro próximo, e que não apoiará qualquer partido político na disputa.

"Não participarei das eleições, porque a nação é melhor do que isso", afirmou Al Sadr, em breve declaração a um canal de televisão religioso.

"Retiro meu apoio a quem quer que seja do atual governo", acrescentou o clérigo xiita iraquiano.

Grande vencedor das eleições legislativas de maio de 2018 no Iraque, seu partido sadrista tem uma potente capacidade de bloqueio parlamentar, graças aos seus 54 do total de 329 deputados da Câmara. Além disso, está presente em todas as administrações do Estado.

Depois do pronunciamento, três deputados sadristas candidatos às eleições apresentaram oficialmente sua retirada.

Ex-líder da milícia que lutou contra as tropas americanas na década de 2000, Al Sadr se apresenta como o exterminador de políticos corruptos e tem milhões de seguidores no Twitter.

O líder com turbante preto, algo que distingue os descendentes do profeta Maomé, mostra-se como um feroz nacionalista antiamericano e, ao mesmo tempo, opõe-e à crescente influência de poderosas facções xiitas iraquianas leais ao Irã.

Nas últimas semanas, porém, o clérigo tem sido atacado diariamente nas redes sociais por grupos, ou indivíduos, do movimento pró-iraniano. Eles responsabilizam Al Sadr pela falta de energia elétrica no país e pelos incêndios nos hospitais.

O último destes incêndios aconteceu na segunda-feira e deixou mais de 60 mortos em Nassiria, no sul do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)