(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Oeste dos EUA raciona energia ante nova onda de calor e incêndios


12/07/2021 21:13 - atualizado 12/07/2021 21:15

Autoridades americanas pediram nesta segunda-feira (12) que os moradores do oeste do país limitem o consumo de energia, ante a seca persistente e a onda de calor, que provocam incêndios florestais.

Após atingir picos de 52-54°C durante o fim de semana no Vale da Morte, a temperatura poderá seguir batendo recordes em algumas regiões da Califórnia. Para hoje, estavam previstos 47°C em Ridgecrest, povoado que fica no deserto, a cerca de 200km de Los Angeles.

"Felizmente, os focos de calor começarão a esfriar a partir de hoje", publicou no Twitter o Serviço Meteorológico de Los Angeles. "Aproveitem enquanto dura, porque vai fazer mais calor a partir do fim de semana", acrescentou.

Algumas províncias do Canadá também sofrem com o calor, mas autoridades da Colúmbia Britânica preveem que ele será menos agressivo do que a onda de três semanas atrás.

A onda de calor de junho teria sido quase impossível sem o aquecimento global causado pelo homem, concluíram na semana passada pesquisadores da iniciativa World Weather Attribution, que reúne especialistas de institutos de pesquisa de todo o mundo.

- Círculo vicioso devastador -

A Califórnia, quinta maior economia do mundo, mas com uma infraestrutura elétrica envelhecida, quer evitar que milhões de pessoas voltem a ficar às escuras, como ocorreu em anos anteriores. Na semana passada, o governador já havia pedido à população que diminuísse o consumo de água em 15%.

O oeste americano, porém, está preso em um círculo vicioso devastador. O solo e a vegetação secos criam as condições para o aumento das temperaturas. As ondas de calor recorrentes e a redução das chuvas em algumas regiões também são a combinação ideal para o surgimento de incêndios.

O norte da Califórnia sofre atualmente com múltiplos incêndios avivados pelo calor e o aumento dos ventos. O "complexo Beckwourth", uma combinação de incêndios provocados por raios, já arrasou mais de 36 mil hectares. Cerca de 60 mil hectares se converteram em cinzas por causa do chamado Bootleg Fire no estado vizinho do Oregon.

No Canadá, o número de incêndios florestais seguiu aumentando na Colúmbia Britânica, superando 300 hoje, segundo autoridades. O governo anunciou medidas para limitar até 31 de outubro a circulação de trens nessa região, onde estradas foram fechadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)