(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NAIRÓBI

Repórteres sem Fronteiras condenam prisão de 12 jornalistas na Etiópia


12/07/2021 11:56

A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) pediu, nesta segunda-feira (12), a libertação imediata de 12 jornalistas etíopes presos para "evitar que investiguem de forma independente o conflito na região do Tigré."

A maioria dos comunicadores, entre os quais se encontra um youtuber crítico ao governo, foram detidos em 29 de junho em Adís Abeba, a capital do país etíope, informou a organização internacional de defesa da liberdade de imprensa em um comunicado.

RSF destacou que não recebeu nenhuma explicação até 2 de julho, quando a polícia afirmou que sua detenção ocorreu devido a "sua afiliação a um 'grupo terrorista' recentemente proibido pelo Parlamento etíope, o Frente de Libertação do Povo do Tigré (TPLF)".

Este partido, do qual procedem as autoridades regionais do Tigré, foi acusado pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed de ter orquestrado ataques militares contra as bases do exército federal.

O chefe do Executivo etíope lançou em novembro uma operação militar na parte norte do país para desarmar e capturar os líderes do TPLF.

Depois de oito meses de confrontos, os militares se retiraram no final de junho devido ao avanço das tropas pró-TPLF.

"Condenamos essas prisões em massa de jornalistas, que pretendem claramente evitar que eles investiguem de forma independente o conflito na região do Tigré", declarou o responsável da de RSF na África, Arnaud Froger.

"Essas detenções realizadas na maior opacidade são mais impactantes principalmente após o Parlamento etíope votar, há apenas alguns meses, uma nova lei de mídia que descriminaliza a maioria dos crimes de imprensa. RSF exige a libertação imediata e sem condições desses jornalistas", afirmou.

No fim de semana, a Comissão etíope dos Direitos Humanos, um órgão independente, mas que pertence ao governo, expressou sua preocupação com as prisões, ao alegar que "os detidos não obtiveram o direito à visita de seu advogado e de um familiar."

GOOGLE

THE NEW YORK TIMES COMPANY


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)