Publicidade

Estado de Minas PAÍS PACÍFICO

Independência da Eslovênia é comemorada no Brasil com iluminação especial

Monumentos icônicos recebem iluminação com as cores da bandeira eslovena no Brasil e no mundo


25/06/2021 14:47 - atualizado 25/06/2021 16:07

Eslovênia comemora 30 anos de independência(foto: Governo da Eslovênia/Divulgação)
Eslovênia comemora 30 anos de independência (foto: Governo da Eslovênia/Divulgação)
Mesmo com a pandemia da COVID-19, vários países vão comemorar os 30 anos da independência da Eslovênia, localizada na Europa Central. Ontem e hoje, monumentos icônicos de diversos lugares estão sendo pela primeira vez iluminados com as cores vermelha, branca e azul, da bandeira eslovena. 
 
No Brasil, monumentos como o Cristo Redentor, no Rio, considerado uma das sete maravilhas do mundo, o Museu Nacional da República em São Paulo, e o Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, vão receber a iluminação nesta sexta-feira (25/6). Além desses lugares, estão incluídos nas comemorações a Biblioteca Nacional, em Brasília; a Assembleia Legislativa, no Recife; e a Igreja Matriz São Pedro, no Paraná.
 

Confira as datas e horários da iluminação:

 
- Rio de Janeiro - Cristo Redentor, 24/6 das 19h às 21h (com transmissão ao vivo na página do Facebook da Embaixada da Eslovênia em Brasília)
- São Paulo - Sede da Fiesp, 24/6, das 19h às 22h (com transmissão ao vivo na página do Facebook da Slobraz)
- Brasília - Biblioteca Nacional de Brasília e Museu Nacional da República, 24/6 às 19h
- Belo Horizonte – Estádio Mineirão, 25/6
- Recife - Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), 25/6 até 2/7. No dia 29/6, a bandeira da Eslovênia será hasteada às 10h
- Pato Branco (PR) – Igreja Matriz São Pedro, 25/6, das 18h às 24h. A bandeira da Eslovênia permanecerá hasteada durante o dia todo.
 
Cristo Redentor no Rio de Janeiro iluminado com as cores da bandeira eslovena(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Cristo Redentor no Rio de Janeiro iluminado com as cores da bandeira eslovena (foto: Redes Sociais/Reprodução)
De acordo com a advogada Maria Flávia Cardoso Máximo, representante do evento em Minas, o país é o mais pacífico do mundo e é amigo do Brasil. “A escolha dos monumentos teve como base representar inúmeros setores, como a cultura, indústria, esporte, legislativo e religião”, afirma a advogada.
 
A ação foi uma iniciativa de todos os cônsules junto ao embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Ren%u010Delj, e da Câmara de Comércio Eslovênia-Brasil (Slobraz).|

Entenda 

 
No dia 25 de junho é comemorado na Eslovênia o Dia do Estado (Dan Dr%u017Eavnosti). Nesta data, em 1991, a Eslovênia oficialmente conquistou sua independência, adotando a Declaração sobre a Independência e a Carta Constitucional Básica sobre a Soberania e a Independência da República. 
 
Estádio do Mineirão, em BH, luminado com as cores da bandeira eslovena(foto: Beto Staino/Divulgação)
Estádio do Mineirão, em BH, luminado com as cores da bandeira eslovena (foto: Beto Staino/Divulgação)
O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia em 1992 e, em maio do mesmo ano, a Eslovênia tornou-se membro permanente da Organização das Nações Unidas. Por isso, este momento histórico é comemorado, reforçando os laços históricos e fraternos entre a Eslovênia e o Brasil. 
 
 * Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade