(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: Índia anuncia a variante Delta Plus, 'mais transmissível e forte'

A nova cepa é uma mutação de outra variante recém-descoberta em solo indiano, denominada como Delta


22/06/2021 16:00 - atualizado 22/06/2021 16:24

Maior transmissibilidade é uma das característica da variante Delta Plus, encontrada na Índia(foto: Pixabay)
Maior transmissibilidade é uma das característica da variante Delta Plus, encontrada na Índia (foto: Pixabay)

O Ministério de Saúde da Índia anunciou, nesta terça-feira (22/6), a existência de uma nova variante do coronavírus, causador da COVID-19. Trata-se da chamada Delta Plus, uma mutação da variante do vírus chamada de Delta, que, atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já circula em 92 países.
 
Segundo o Insacog, consórcio de 28 laboratórios do Ministério da Saúde e Bem-estar Familiar da Índia responsável pelo alerta, a nova cepa foi encontrada em três distritos do país. 

Segundo informações divulgadas pelo governo da Índia, o Insacog foi responsável pelo sequenciamento genômico da variante e também por informar a tempo sobre a descoberta da nova cepa.

Entre as características da Delta Plus estão: “aumento da transmissibilidade, ligação ainda mais forte dos receptores com as células do pulmão e possível redução monoclonal da resposta do anticorpo”, diz a nota. 

Ainda conforme o Ministério de Saúde da Índia, as medidas apropriadas foram tomadas pelos estados e as autoridades públicas locais foram orientadas a seguirem as medidas preventivas já adotadas no controle da pandemia, porém, de forma ainda mais incisiva. 

“Os secretários e chefes de estado foram aconselhados a tomar medidas de confinamento imediato, evitando aglomerações, promovendo testagem generalizada e rápida movimentação de vacinas nas bases prioritárias”, afirma a nota. 

As pessoas que testaram positivo para a nova cepa no país foram enviadas imediatamente para clínicas epidemiológicas para melhor atendimento. O mesmo protocolo deve ser seguido em novos casos da variante.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)