(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Petróleo fecha com valores máximos desde 2018


21/06/2021 19:08

Os preços do petróleo alcançaram nesta segunda-feira (21) valores máximos desde outubro de 2018, impulsionados pela demanda e pela eleição do conservador Ebrahim Raisi no Irã, o que poderia complicar as negociações sobre o programa nuclear iraniano e a volta do petróleo daquele país ao mercado.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em agosto fechou a 74,90 dólares em Londres, em alta de 1,89% com base na sexta-feira.

Enquanto isso, em Nova York, o barril de WTI para julho subiu 2,82% a 73,66 dólares.

"O cenário com viés de alta está intacto graças à recuperação da demanda mundial", resumiu Bjarne Schieldrop, analista da Seb.

"A eleição de Ebrahim Raisi como novo presidente iraniano poderia atrasar a volta do seu petróleo" ao mercado, acrescentou Schieldrop.

O candidato ultraconservador, proclamado vencedor no sábado na eleição presidencial iraniana, sucederá o moderado Hassan Rohani em agosto.

De uma corrente política que se caracteriza pelo antiamericanismo e o repúdio ao Ocidente, Raisi destacou durante a campanha que a prioridade seria obter a suspensão das sanções dos Estados Unidos - que incluem o petróleo - para recuperar a economia do país.

Nesta segunda, Raisi exigiu negociações frutíferas sobre o programa nuclear do seu país e expressou, ainda, sua recusa a se reunir com o presidente americano, Joe Biden.

Em sua primeira coletiva de imprensa desde que foi eleito, Raisi - próximo do líder iraniano Ali Khamenei - disse, ao contrário, que "não há obstáculos" à retomada de relações diplomáticas com a Arábia Saudita sunita, rival regional do Irã xiita.

Ele acrescentou, ainda, ter "defendido sempre os direitos humanos", enquanto os Estados Unidos e várias ONGs ocidentais o acusam de ser responsável de torturas e execuções sumárias durante sua longa carreira na estrutura judicial.

As sanções americanas contra a república islâmica na questão nuclear fizeram cair as exportações iranianas de petróleo e, portanto, a produção petrolífera do país.

ING GROEP

SEB SA


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)