Jornal Estado de Minas

SÃO PAULO

Milhares de brasileiros vão às ruas em protesto contra Bolsonaro

Milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado (19) para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro pela sua caótica gestão da pandemia, que deixa quase meio milhão de mortos no país.



Desde cedo, muitos se reuniram no Rio de Janeiro, Brasília e Recife, entre outras 15 capitais, defendendo slogans como "Fora Bolsonaro", "Fora genocida", "Governo da fome e do desemprego", "Vacina já" e "Vacina no braço e comida no prato".

"A postura dele em relação à covid e ao negacionismo é absurda. Ele já fugiu da realidade, do bom senso, não tem mais explicação, é muito surreal", disse Robert Almeida, um fotógrafo de 50 anos que compareceu ao protesto no Rio de Janeiro.

Os atos foram convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por dezenas de organizações sociais e sindicais, apoiadas por partidos e líderes políticos, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Lula, no entanto, não planeja participar dos atos, informou sua assessoria de imprensa. Dois dias antes, o ex-presidente disse que não queria que sua presença dominasse "uma manifestação convocada pela sociedade brasileira".

As pessoas que foram às ruas para protestar contra Bolsonaro usaram máscaras e expressaram sua preocupação pelo avanço da pandemia quando o país se aproxima de uma terceira onda de contágios.

Com quase meio milhão de mortos, o Brasil é o segundo país no ranking de mortalidade da pandemia.

audima