Jornal Estado de Minas

PEQUIM

Radioatividade perto da central de Taishan está normal, diz China

Os níveis de radioatividade em torno da central nuclear de Taishan, no sul da China, não são "anormais" - disseram as autoridades chinesas nesta terça-feira (15), após o anúncio de um problema interno em um reator.



Construída com o grupo nuclear francês EDF, a central EPR de Taishan está sendo observada por um problema de impermeabilidade em um reator, mas as emissões de gases ao ar estão dentro dos limites autorizados, garantiram a EDF e a operadora chinesa CGN na segunda-feira (14).

"De acordo com as informações fornecidas pelas autoridades competentes, a situação atual na planta nuclear de Taishan cumpre os requisitos técnicos", disse o porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Zhao Lijian, à imprensa.

"Não há nada de anormal na radioatividade em torno da planta de energia nuclear, e a segurança está garantida", acrescentou Zhao.

"As centrais nucleares chinesas têm um bom histórico de operação, e não houve qualquer incidente que afete o meio ambiente, ou a saúde pública", completou Zhao, na primeira reação oficial do governo.

audima