(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

Empresa francesa monitora central chinesa após rumores de vazamento


14/06/2021 07:56

A empresa nuclear francesa Framatome anunciou, nesta segunda-feira (14), que acompanha "a evolução de um dos parâmetros de funcionamento" da central de Taishan, no sul da China, depois que a rede americana CNN informou um possível vazamento radioativo nesta planta.

A central "está em seu domínio de funcionamento e de segurança autorizado", disse a Framatome, que participou da construção das instalações, em um comunicado à AFP.

Com base em uma carta enviada pela Framatome, subsidiária da gigante do setor energético EDF, ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, a CNN revela um possível "vazamento" nesta central, que conta com dois reatores EPR de tecnologia francesa.

Os dois reatores de Taishan são, até o momento, os únicos reatores da EPR em funcionamento no mundo. Outras unidades desse tipo estão sendo construídas na Finlândia, na França e no Reino Unido.

Posteriormente, a empresa EDF observou que foi registrado "um aumento da concentração de certos gases nobres no circuito primário do reator número um" da central de Taishan, em referência ao sistema de resfriamento.

Entre os gases nobres, estão argônio, hélio, ou néon, de baixa reatividade química.

A presença desses gases no sistema "é um fenômeno conhecido, estudado e previsto nos processos de exploração dos reatores", acrescentou a EDF.

Ainda assim, o grupo francês disse ter convocado uma reunião extraordinária da entidade detentora da central para apresentar "todos os dados e as decisões necessárias".

Já a empresa que administra a central, o China General Nuclear Power Group (CGN), afirmou, em nota, que os indicadores ambientais estão "normais", sem fazer qualquer alusão às informações divulgadas pela CNN.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)