Jornal Estado de Minas

ISTAMBUL

Destroyer dos EUA atravessa Estreito de Bósforo rumo ao mar Negro

Um navio destroyer americano cruzou, nesta sexta-feira (11), os estreitos turcos de Dardanelos e Bósforo rumo ao mar Negro, região onde permanece a tensão entre Ucrânia e Rússia, informou a agênia estatal turca Anadolu.



O "USS Laboon" cruzou o estreito de Bósforo, que dá acesso ao mar Negro, acompanhado de uma equipe da guarda costeira turca. A travessia durou duas horas, informou Anadolu, que publicou vídeos e fotos do trajeto.

Os Estados Unidos renunciaram em meados de abril o envio de dois navios de guerra ao mar Negro por causa da tensão entre Ucrânia e Rússia, afirmaram responsáveis e veículos da imprensa turca.

A Convenção de Montreux de 1936, que rege a circulação nos estreitos turcos, obriga os países que não estão às margens do mar Negro a anunciarem sua travessia com 15 dias de antecedência.

O envio de navios de guerra americanos era visto como um sinal de apoio à Ucrânia, e sua anulação ocorreu um dia após uma ligação telefônica entre o presidente americano Joe Biden e seu homólogo russo Vladimir Putin.

Biden propôs a Putin se reunir para "diminuir as tensões" na Ucrânia, e essa cúpula acontecerá na quarta-feira em Genebra.

Por sua vez, Biden convidou seu hómologo ucraniano Volodimir Zelenski para a Casa Branca neste verão boreal.

audima