(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAGA

Campanha de desinformação para desacreditar jornalista bielorrusso preso


09/06/2021 09:51

Uma intensa campanha de difamação e desinformação tenta desacreditar o jornalista da oposição bielorrussa Roman Protasevich, detido no aeroporto de Minsk após a interceptação de um avião que viajava da Grécia para a Lituânia.

Pouco depois de sua prisão, artigos foram publicados em russo e, mais tarde, em uma dezena de idiomas, ligando-o a grupos neonazistas.

Fotos de jovens fazendo saudação nazista e usando distintivos da SS nas redes sociais tentavam convencer que se tratava do jornalista, uma campanha de desinformação semelhante às lançadas no passado contra os opositores do Kremlin, segundo especialistas.

A AFP encontrou o homem da foto fazendo a saudação nazista. Trata-se de Konstantin Ajromenko.

O jovem bielorrusso confirmou sua identidade, observando que a foto foi tirada "10 ou 12 anos atrás".

"Nunca fomos nazistas. Tiramos essas fotos apenas para nos divertir, porque a propaganda oficial nos chamava de nazistas", disse ele à AFP.

Ele esclareceu que o homem com o capacete da SS não era Protasevich, mas Eduard Lobov, um ex-político bielorrusso, que se tornou combatente no leste da Ucrânia.

- Jornalista ou combatente? -

O próprio Protasevich admitiu que passou um tempo em unidades paramilitares no leste da Ucrânia após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

Rotulando-o como "terrorista" e "extremista", a campanha afirma que ele lutou no batalhão de Azov, conhecido por suas visões neonazistas.

Sua família, colegas e até alguns combatentes insistem que ele estava na Ucrânia apenas como jornalista.

Vladislav Sobolevsky, comandante no batalhão de Azov entre 2014 e 2017, afirmou que Protasevich se alistou como jornalista para "ajudar a Ucrânia e, no futuro, seu próprio país".

- 'Propaganda típica do Kremlin' -

O jornalista de 26 anos mencionou frequentemente a sua temporada na Ucrânia durante entrevistas. Há também um vídeo no qual ele trata de um ferimento durante o combate. Mas sempre afirmou que estava lá para registrar a luta.

De acordo com Euvsdisinfo.eu, um projeto de serviço estrangeiro da União Europeia (UE) criado para combater a desinformação russa, esta é uma tentativa deliberada de "difamar" Protasevich.

Um artigo publicado em seu site comparou esses "esforços de desinformação" aos usados contra críticos do Kremlin, como Alexei Navalny.

A Rússia é um importante aliado de Lukashenko, que prendeu centenas de opositores após os protestos massivos que eclodiram após sua polêmica reeleição no ano passado.

Essa mistura de fatos, mentiras e acusações infundadas "tem todas as marcas da propaganda típica do Kremlin", disse Jakub Kalensky, principal investigador do Atlantic Council, um grupo de estudos com sede em Washington.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)