(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

A incógnita sobre a Amazon ante imposto global sobre as grandes empresas


08/06/2021 11:56

Impor um imposto global às grandes multinacionais, mas não à Amazon, uma das mais poderosas? As consequências para o grupo de Jeff Bezos de uma grande reforma tributária, defendida pelas potências do G7, levantam inúmeras questões.

O primeiro pilar da reforma, inicialmente concebida para os gigantes do setor digital, prevê a tributação das multinacionais onde elas lucram e não apenas onde estão domiciliadas, muitas vezes em países com baixa pressão tributária.

Esta regra se aplica a empresas internacionais que têm uma margem de lucro de pelo menos 10%. No entanto, a margem líquida da gigante do comércio online dos EUA atualmente está em torno de 6%.

A ONG britânica Fair Tax Foundation foi rápida em expressar sua preocupação, observando que a Amazon não seria afetada pela medida. "Isso tem que ser remediado", tuitou.

"A Amazon não se enquadra no primeiro pilar (...) exceto na 'nuvem' [serviços remotos], onde sua margem é em torno de 30%, então será tributada neste segmento de atividade", disse à AFP uma fonte próxima às negociações.

"Em princípio", não haverá outras "exceções", acrescentou.

Em vez disso, a gigante norte-americana será tributada no segundo pilar do acordo, que prevê um imposto corporativo global de pelo menos 15% para evitar uma grande competição fiscal entre os países.

A Amazon, que experimenta um impulso no comércio online desde o início da pandemia de covid-19, viu seu lucro líquido mais do que triplicar no primeiro trimestre de 2021, para 8,1 bilhões de dólares.

A AWS, seu setor na "nuvem", também se beneficiou da pandemia e registrou um aumento de 32% em seu volume de negócios, para 13,5 bilhões de dólares.

Assim como o Facebook, a Amazon celebrou o acordo do G7 como um passo nos esforços para "trazer estabilidade ao sistema tributário internacional", de acordo com um comunicado da empresa enviado à AFP.

"Durante anos dissemos que cobrar impostos aleatoriamente é um erro e gera fenômenos de bitributação", disse Mariangela Marseglia, sua diretora para Itália e Espanha, na segunda-feira.

Marseglia fez referência às tarifas digitais adotadas unilateralmente na França, Itália, Espanha e Inglaterra, que devem desaparecer quando o pacto global entrar em vigor.

No passado, a Amazon esteve na mira nos Estados Unidos e na Europa por suas práticas de otimização tributária, que buscavam aproveitar as diferentes legislações entre os países para pagar menos impostos.

As empresas que usam esse sistema tendem a declarar seus lucros em jurisdições com baixa tributação e perdas naquelas com alta pressão.

A Amazon agora está pedindo para "ver os detalhes" do acordo que deve ser discutido na próxima reunião dos ministros das finanças do G20, em julho, em Veneza.

AMAZON.COM

FACEBOOK


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)