(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Putin valida saída da Rússia do tratado militar Céus Abertos


07/06/2021 09:21

O presidente russo, Vladimir Putin promulgou nesta segunda-feira a lei que formaliza a retirada de seu país do tratado de vigilância militar Céus Abertos, abandonado previamente por Estados Unidos.

A publicação do texto no portal jurídico oficial russo aconteceu a pouco mais de uma semana da primeira reunião entre Putin e seu colega americano Joe Biden, prevista para 16 de junho em Genebra.

Em maio, os deputados russos aprovaram o projeto de lei para retirada do tratado, posterior à Guerra Fria e que permitia às duas potências e seus aliados uma vigilância mútua dos espaços aéreo.

O governo dos Estados Unidos saiu do acordo ainda sob a presidência de Donald Trump, que acusou a Rússia de violar o tratado. Seu sucessor Joe Biden validou a decisão no fim de maio.

Sem a presença de Washington, Moscou decidiu sair do tratado por considerar que outros signatários, como Canadá e vários membros europeus da Otan, poderiam transmitir informações sobre a Rússia ao governo americano.

Esta é uma das várias divergências que prejudicam as relações entre Rússia e Estados Unidos e que também afetam questões como crimes cibernéticos ou direitos humanos.

SKY


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)