Publicidade

Estado de Minas LARNACA

EUA financiará centro de treinamento em segurança no Chipre


03/06/2021 14:48

Os Estados Unidos vão financiar um centro de treinamento no sul do Chipre que busca reforçar a segurança nas fronteiras regionais e que começará a funcionar em janeiro de 2022, anunciou um ministro da ilha mediterrânea nesta quinta-feira (3).

Durante uma visita às obras do futuro Cyclops (Centro de Segurança Terrestre, Marítima e Portuária do Chipre), o chanceler cipriota, Nikos Christodoulides, afirmou que abriria suas portas em 16 de janeiro de 2022.

"A implantação de um centro de treinamento regional pertencente ao Chipre é um peão no reforço das nossas relações [com os Estados Unidos] em termos de segurança", disse o ministro cipriota.

Vários países europeus e alguns do Oriente Médio expressaram seu "grande interesse" pelos treinamentos sobre controle alfandegários e de cibersegurança, afirmou.

A embaixadora americana no Chipre, Judith Garber, afirmou que o Cyclops, cuja construção começou em janeiro perto do porto de Lárnaca (sul), "fornecerá mais segurança para a região".

O Chipre, localizado no Mediterrâneo ocidental, está dividido desde que o exército turco invadiu em 1974 o terço norte, em reação a uma tentativa de golpe de Estado para voltar a unir a ilha à Grécia.

Sua parte sul faz parte da União Europeia (UE) e mantém boas relações com os países próximos, como Egito, Israel e Líbano, razões que motivaram a instalação do Cyclops, segundo Nicosia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade