(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HONG KONG

Hong Kong se prepara para relembrar Tiananmen, apesar da proibição de Pequim


03/06/2021 14:14

Os habitantes de Hong Kong usam a imaginação para contornar a proibição das autoridades de Pequim de realizar vigílias na sexta-feira (4) em homenagem a Tiananmen, a sangrenta intervenção do exército chinês contra o movimento estudantil de 1989.

A engenhosidade é provavelmente levada pelo artista Kacey Wong, que recuperou centenas de pedaços de velas consumidas em vigílias anteriores, e que quer voltar a distribuí-los na sexta-feira.

"Cada vela consumida leva em si o reconhecimento de uma pessoa que se sacrificou pela democracia (...)", declarou Wong.

Durante várias décadas, Hong Kong e Macau foram os únicos lugares da China onde se relembrava em 4 de junho os acontecimentos da praça de Tiananmen, em Pequim.

Pela primeira vez em 30 anos, a vigília não foi aprovada em 2020 pelas autoridades, que alegaram o pretexto da epidemia. Isso ocorreu em um contexto de crescente influência do poder central da China nesta ex-colônia britânica, agora território semiautônomo.

Apesar disso, milhares de pessoas ignoraram a proibição em 2020 e se reuniram pacificamente em um parque no coração da ilha de Hong Kong.

- Sob ameaça da lei -

Neste ano, a polícia se recusou novamente autorizar a manifestação.

No ano passado, o clima político se degradou consideravelmente em Hong Kong, com a implacável repressão do movimento pró-democracia, que mobilizou massivamente a população em 2019 contra as interferências de Pequim.

Desta vez, a pandemia é novamente o pretexto para proibir a vigília de sexta, apesar de há um mês o território não registrar nenhum caso de contaminação local de origem não identificada.

No entanto, as autoridades alertaram que a lei de segurança nacional -- draconiana lei adotada para impedir qualquer forma de dissidência -- será aplicada a quem se reunir para relembrar Tiananmen.

Os militantes pró-democracia esperam que o poder não consiga impedir todos os atos de homenagem.

O ex-deputado preso Albert Ho, um dos organizadores da vigília, convidou os habitantes de Hong Kong a acenderem velas, ou seus celulares, em seus bairros. "Podemos considerar que toda Hong Kong está no Parque Vitória", declarou ele na semana passada ao South China Morning Post.

O artista Pak Sheung-chuen pediu a todos os habitantes para escreverem os números 4 e 6, pela data de 4 de junho, nos interruptores de suas casas, para transformar o gesto de acender a luz em um gesto de homenagem. "Protejam a verdade e se recusem a esquecer", escreveu no Facebok.

Tradicionalmente, 08h09 é a hora simbólica em que se acendem as velas na vigília, em referência ao ano de 1989.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)