(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GOMA

Ladrões saqueiam cidade abandonada por erupção vulcânica no Congo


31/05/2021 14:04

Após a erupção do Nyiragongo e a evacuação caótica de Goma dias depois, a cidade até agora tem estado relativamente livre de roubos mas a ameaça está à espreita.

"Naquela noite, houve alguns casos de roubo", disse Augustin Kambale, um vizinho do bairro de Buhene, onde um rio de lava incandescente atingiu na madrugada de domingo (23).

"Os bandidos vieram na minha casa, quebraram a porta e a janela. Roubaram a televisão, as mesas, tudo! Quando voltamos a encontramos, só restavam algumas roupas no chão", conta Kambale.

- Sem grandes danos -

Um cenário semelhante existe no distrito de Mapendo, ao longo da fronteira com Ruanda. "Não faltaram os casos de roubos isolados", diz George Rwagaza, presidente do conselho juvenil do bairro. "Mas, felizmente, não sofremos danos significativos", enfatiza.

Desde a evacuação surpresa de Goma, ordenada em 27 de maio, devido ao temor de uma nova erupção, a capital Kivu do Norte esvaziou grande parte de seus habitantes, deixando áreas completamente desertas.

Mas também os incidentes parecem ter se limitado a alguns roubos. Questionados pela AFP, os policiais disseram que foram enviados para garantir a segurança.

Durante sua ordem de evacuação, o governador militar, General Constant Ndima, afirmou que as partes desertas seriam "protegidas" pelo exército e pela polícia.

O patrulhamento se intensificou (...). Hoje existe alguma segurança, enfatiza o representante do bairro de Mapendo.

No entanto, essa presença é pouco visível durante o dia e à noite em bairros como Buhene, Bujumbu ou Murara, onde os moradores se organizaram para monitorar seus bens, casas, negócios e outras propriedades privadas.

"A criminalidade é relativamente alta em circunstâncias normais em Goma e houve casos de roubos nos últimos dias", disse o chefe de uma ONG. "Mas os habitantes se organizaram deixando os jovens à espreita", sublinha também esta fonte.

"Brigadas de jovens foram formadas para prender os ladrões", confirma Solha Nzilamba, uma autoridade da sociedade civil em Kivu do Norte. Mas "infelizmente alguns matam os bandidos que pegam", diz ele, um tanto constrangido.

"Como foi um militar (o governador) quem deu a ordem de evacuação, anunciando que os militares iam garantir a segurança da cidade, acho que muitos ladrões tinham medo de serem mortos ou punidos severamente", continua Nzilamba.

Monusco, missão da ONU na RDC, da qual Goma é uma de suas principais bases, também desempenhou seu papel, acompanhando as forças de segurança nas patrulhas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)