(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Triplicar produção de petróleo no Irã deve ser 'prioridade', segundo o ministro do Petróleo


31/05/2021 13:34

O Irã deve tornar prioridade o aumento da produção atual de petróleo até quase triplicá-la para reforçar sua "potência", declarou nesta segunda-feira (31) seu ministro do Petróleo, um dia antes de uma reunião dos membros da OPEP.

"Aconselho ao próximo governo, qualquer que seja, aumentar a produção de petróleo [do país] a 6,5 milhões de barris [diários] como uma primeira prioridade", declarou Bijan Namdar Zanganeh, citado pela Shana, agência oficial de seu ministério.

O Irã, que produziu em março 2,3 milhões de barris diários (mbd), segundo os últimos números disponíveis da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), elegerá novo presidente em 18 de junho.

As declarações de Zanganeh ocorrem na véspera de uma reunião do grupo Opep+, que reúne os membros do cartel de petróleo, do qual o Irã é membro fundador, e outros dez países produtores.

Neste encontro pode ser decidido o aumento da produção desses 23 países em meio à retomada da demanda mundial de petróleo.

As sanções americanas contra a República Islâmica reduziram as exportações iranianas de petróleo e, consequentemete, a produção do país (3,8 milhões de mbd em 2017).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)