(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas YANGON

Sem notícias do jornalista americano detido em Mianmar


31/05/2021 13:27

Os chefes do jornalista americano Danny Fenster, detido há uma semana pelas autoridades birmanesas, informaram nesta segunda-feira (31) que continuam ser ter notícias dele.

O redator-chefe do jornal Frontier Myanmar, Danny Fenster, que é cidadão americano, foi detido em 24 de maio quando tentava embarcar em um avião para sair de Mianmar, presidida por uma junta militar desde o golpe em 1º de fevereiro.

"Apesar das muitas tentativas, Frontier Myanmar ainda não conseguiu confirmar com as autoridades a razão pela qual Danny foi detido", diz o jornal.

"Não fomos informados das acusações que pesam contra ele, se existirem, e não conseguimos contatá-lo. Não recebemos a mínima informação das autoridades sobre sua detenção", acrescentou.

Mianmar vive em meio ao caos, com manifestações quase diárias, um movimento de desobediência civil, e sua economia está paralisada desde o golpe.

A repressão dos opositores pelo exército causou mais de 800 mortes. Dezenas de milhares de civis foram deslocados em confrontos entre o exército e milícias étnicas, que são muitas no país.

O departamento de Estado dos EUA se mostrou "profundamente preocupado" com Fenster e pediu que ele seja libertado "imediatamente".

Segundo o Frontier Myanmar, o jornalista está preso no presídio de Insein em Yangon.

Danny Fenster, 37 anos, trabalha para o Frontier Myanmar há cerca de um ano.

Mianmar ocupa o 140º lugar de 180 países na classificação mundial de liberdade de imprensa de 2021, realizada pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)