(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Berlim terá lugar inédito de culto para cristãos, muçulmanos e judeus


27/05/2021 11:38

Cristãos, muçulmanos e judeus reunidos sob o mesmo teto: este é o projeto de um local de culto apresentado como único no mundo, que "enaltece a diferença religiosa" e teve sua pedra fundamental lançada nesta quinta-feira (27), em Berlim.

Dez anos depois da concepção do projeto, as obras de construção da chamada House of One ("Casa de Um"), na Ilha dos Museus, no centro de Berlim, vão durar quatro anos. Seu lançamento foi adiado no ano passado, devido à pandemia da covid-19.

Construído sobre uma antiga igreja destruída nos tempos da República Democrática Alemã (RDA), comunista, o lugar foi concebido para que cada grupo de fiéis possa rezar de forma separada.

A mesquita, a sinagoga e a igreja protestante estarão, no entanto, unidas entre si por uma grande sala comum, onde será possível celebrar festas e eventos comuns.

"Para nós, é um passo à frente, cheio de simbologia", afirmou o imã da mesquita, Kadir Sanci.

Segundo ele, este local de culto de três religiões monoteístas é "um lugar de paz e segurança" e um "elogio à diferença".

Em discurso durante a cerimônia, o prefeito de Berlim, Michael Müller, denunciou "o ódio, a violência, o antissemitismo e a islamofobia, o racismo e a incitação ao ódio racial", que "não têm lugar na nossa sociedade".

O imã, o pastor e o rabino da House of One fizeram curtas orações, antes de objetos simbólicos das três religiões serem cravados no cimento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)