Jornal Estado de Minas

PARIS

Influenciadores recebem propostas misteriosas para desacreditar vacina da Pfizer

Vários influenciadores franceses denunciaram que foram contatados por uma agência de comunicação misteriosa para propor, mediante pagamento, que desacreditassem a vacina contra a covid-19, uma iniciativa que o ministro da Saúde da França, Olivier Véran, descreveu nesta terça-feira (25) como "miserável" e "irresponsável".



"Não sei de onde vem, não sei se vem da França ou do exterior", disse Véran à rede de televisão BFMTV. "É miserável, perigoso, irresponsável e não funciona", disse ele antes de acrescentar que esta ação não fará os "franceses virarem as costas à vacinação".

Vários influenciadores, que têm mais de um milhão e meio de assinantes no YouTube, garantiram na segunda-feira que foram contatados para criticar a vacina da Pfizer nas redes sociais e que seriam pagos para isso.

Atuantes na área de saúde e ciência, esses influenciadores explicaram que receberam um e-mail de uma agência de comunicação supostamente sediada no Reino Unido, oferecendo-lhes uma "parceria", e que atuava em nome de um cliente com um "colossal orçamento", mas que desejava manter o anonimato.

"É estranho. Recebi uma proposta de parceria que consiste em destruir em vídeo a vacina da Pfizer", tuitou Leo Grasset, um entusiasta da ciência que tem 1,17 milhão de assinantes em seu canal no YouTube.

"Incrível. O endereço da agência de Londres que me contatou é falso. Nunca existiu instalações lá, é um centro de laser estético! Todos os funcionários têm perfis suspeitos no LinkedIn ... que desapareceram desde esta manhã. Todo mundo já trabalhou antes na Rússia", disse ele.



Outros descreveram a mesma situação.

O ministro, quando questionado sobre a possibilidade de essa proposta vir da Rússia, não quis comentar. "Não sei, não me permitiria misturar hipóteses", respondeu ele.

A vacina Pfizer ganhou notoriedade após os problemas de sua concorrente sueco-britânica AstraZeneca, cuja reputação foi manchada por alguns casos raros de coágulos sanguíneos e atrasos persistentes nas entregas.

Nesta terça-feira, um youtuber alemão ativo no mesmo setor, Mirko Drotschmann, com cerca de 1,5 milhão de assinantes, explicou que havia recebido uma proposta semelhante. "Posso confirmar que é da mesma agência. Fiquei surpreso com o pedido", disse.

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