(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas STRESA

Queda de teleférico deixa 14 mortos na Itália


23/05/2021 17:48 - atualizado 23/05/2021 17:50

A queda de uma cabine de teleférico em Stresa, na região italiana do Piemonte, causou neste domingo a morte de 14 pessoas, segundo os serviços de resgate.

Um dos dois menores que haviam ficado gravemente feridos, um menino de 9 anos, não resistiu. O presidente italiano, Sergio Mattarella, e o premier Mario Draghi expressaram "profunda dor".

O acidente ocorreu por volta das 12h30 locais, a 100 metros da última estação do teleférico, e pode ter sido causado pelo rompimento de um cabo, que teria causado a queda da cabine, que transportava 15 pessoas. Ela despencou 15 metros e rodou por parte da ladeira, antes de colidir com uma árvore, informou um representante dos gendarmes.

O ministro de Infraestrutura, Enrico Giovanni, anunciou a criação de uma comissão de investigação. "É um fato dramático que avaliamos com a maior atenção", disse.

Na cidade, as emoções estavam à flor da pele. Luisa Tesserin, uma estudante de 27 anos de Gênova, passava o fim de semana no lago.

"Vim a Stresa com os amigos para subir o Mottarone porque a vista é extraordinária. Pegamos o teleférico uma hora antes da tragédia. Quando subimos, não notamos nada estranho no fio, tudo estava normal", disse à AFPTV.

O presidente da região piemontesa se declarou "devastado". "É uma tragédia enorme, que nos deixa sem fôlego", reagiu Alberto Cirio.

Imagens das autoridades mostram bombeiros e policiais em torno dos restos da cabine em uma área arborizada cujo declive íngreme dificulta o acesso. O Ministério Público de Milão abriu uma investigação por homicídio culposo e lesões por negligência.

- Fechado entre 2014 e 2016 -

O popular teleférico turístico conecta em 20 minutos a cidade de Stresa ao monte Mottarone, que culmina a quase 1.500 metros e oferece uma vista espetacular dos Alpes e do Lago Maior. Ele permaneceu fechado entre 2014 e 2016 para trabalhos de manutenção.

O Lago Maior, entre Suíça e Itália, é um dos destinos mais apreciados pelos turistas italianos e estrangeiros. "A cabine estava prestes a chegar a Mottarone. Em certo momento, começou a retroceder. Provavelmente, chocou-se com o poste no caminho de volta e foi lançada", indicou a prefeita de Stresa, Marcella Severino.

O presidente de Liguria, região vizinha de Piemonte, lamentou uma "tragédia absurda" ocorrida em um momento em que a Itália aproveita o desconfinamento, após meses de restrições sanitárias. "Um domingo de reabertura que deveria ser portador de esperanças", disse Giovanni Toti.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, expressou no Twitter, em uma mensagem em italiano, suas "mais sinceras condolências às famílias e aos amigos que perdiram entes queridos neste trágico acidente".

Vários acidentes letais de teleféricos ou gôndolas ocorreram nos últimos 50 anos na Europa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)