Publicidade

Estado de Minas CONGO

Vulcão Nyiragongo entra em erupção no Congo

Moradores bastante assustados corriam para casa ou olhavam com preocupação na direção da cratera


22/05/2021 17:23 - atualizado 22/05/2021 17:47

(foto: AFP / Justin KITUMWA)
(foto: AFP / Justin KITUMWA)
O vulcão Nyiragongo, próximo à cidade de Goma, na República Democrática do Congo (RDC), entrou em erupção neste sábado (22/5), anunciaram atoridades locais.

O governador da província de Norte-Kivu, general Constant Ndima, confirmou a erupção, iniciada às 19h locais. "A população deve seguir as orientações da Defesa Civil", declarou o general, em mensagem de áudio enviada à AFP.

Segundo um documento interno da missão da ONU no país (Monusco), ao qual a AFP teve acesso, um helicóptero militar "fez um voo de reconhecimento pela região e confirmou a erupção. O rio de lava, no entanto, dirige-se para Ruanda. A cidade de Goma e seus arredores estão a salvo."

Antes do aviso oficial, um jornalista da AFP constatou desde Goma fortes labaredas vermelhas expelidas pelo vulcão, às margens do Lago Kivu. Moradores da cidade, alguns bastante assustados, corriam para casa ou olhavam com preocupação na direção da cratera, que domina Goma.

"O céu ficou vermelho. Ao longe, observam-se chamas gigantes. Mas não treme. As sirenes não foram acionadas", contou à AFP por telefone a moradora Carine Mbala. O fornecimento de energia foi interrompido na cidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade