(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PEQUIM

Rover chinês envia suas primeiras fotos de Marte


19/05/2021 13:41

Painéis solares em uma paisagem extraterrestre, rampas e antenas apontadas para o horizonte marciano: a primeira sonda chinesa no planeta vermelho enviou seus primeiros "selfies" para a Terra, após seu pouso histórico na semana passada.

O rover "Zhurong" entrou na atmosfera de Marte no sábado e se tornou a primeira sonda a pousar com sucesso neste planeta por um país que realiza sua primeira missão marciana.

Zhurong, assim nomeado em homenagem ao Deus do fogo da mitologia chinesa, chegou poucos meses após a última sonda americana atingir a superfície de Marte, "Perseverace", e foi celebrado na China como um marco em sua ascensão ao status de superpotência espacial.

A Agência Espacial Nacional Chinesa (CNSA) divulgou nesta quarta-feira imagens tiradas pelo veículo espacial, que mostram o sistema de prevenção de obstáculos do veículo e painéis solares, bem como solo marciano.

"Povo da internet, as imagens de Marte que vocês tanto esperavam estão aqui", escreveu a agência em um post nas redes sociais com as imagens.

A operação destinada a pousar o rover foi delicada para os engenheiros chineses. A mídia estatal descreveu o uso de um paraquedas para desacelerar a descida e o acionamento do trem de pouso como "a parte mais difícil da missão".

O veículo está programado para funcionar por três meses, durante o qual deverá tirar fotos e coletar dados sobre a geografia local.

A China percorreu um longo caminho para alcançar a Rússia e os Estados Unidos, que têm décadas de experiência em exploração espacial.

O gigante asiático lançou com sucesso o primeiro módulo de sua próxima estação espacial no mês passado e espera torná-la habitável até 2022. Também pretende enviar humanos para a Lua.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)