(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia abre caminho para exclusão eleitoral de partidários de Navalny


18/05/2021 11:39

Os deputados russos aprovaram, nesta terça-feira (18),uma lei em primeiro turno destinada a proibir a eleição de membros de organizações classificada como "extremista", uma medida que mira no movimento do opositor do Kremlin preso Alexei Navalny.

O texto recebeu 293 votos a favor, e 45, contra.

Antes de se tornar lei em definitivo, o projeto precisa ser aprovado em segundo e terceiro turnos pela Duma, a Câmara dos Deputados, e depois pelo Conselho da Federação, a Câmara alta da Casa.

As organizações vinculadas a Navalny estão sendo processadas no momento, e a Promotoria pediu que fossem classificadas como "extremistas", a quatro meses das eleições legislativas.

A disputa eleitoral será realizada em setembro próximo, em um contexto de forte impopularidade para o partido da situação Rússia Unida.

O projeto de lei proíbe a candidatura para as eleições legislativas de qualquer pessoa envolvida em uma organização "extremista" e alcança qualquer indivíduo que tenha ocupou um cargo hierárquico em uma organização três anos antes de ser classificada como "extremista". Para os meros militantes, a retroatividade é de um ano.

O projeto foi criticado por deputados do Partido Rússia Justa (centro-esquerda) e do Partido Comunista (PC), que, em geral, acompanham o governo.

"Estão sendo violadas tantas disposições constitucionais que nem sei como é possível discutir isso e como se pode votar a favor", denunciou Valeri Gartoung, do Rússia Justa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)