(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AHMEDABAD

Com 4 mil mortes diárias por COVID, Índia enfrenta o ciclone Tauktae

Milhares de pessoas já foram evacuadas e ao menos 12 já morreram por causa do ciclone; ventos podem chegar a 185 quilômetros por hora


17/05/2021 14:36 - atualizado 17/05/2021 17:35

Ondas gigantes chegam a Mumbai; autoridades fecharam o aeroporto durante várias horas e pediram que a população permaneça em áreas protegidas(foto: Sujit Jaiswal/AFP)
Ondas gigantes chegam a Mumbai; autoridades fecharam o aeroporto durante várias horas e pediram que a população permaneça em áreas protegidas (foto: Sujit Jaiswal/AFP)

O poderoso ciclone Tauktae tocou a terra nesta segunda-feira (17/5) no oeste da Índia, acompanhado por ventos fortes e chuvas torrenciais, no momento em que o país luta contra uma onda devastadora de contágios por coronavírus.

Os serviços meteorológicos anunciaram que o ciclone Tauktae começou a entrar na costa do estado de Gujarat, no noroeste da Índia, gerando a evacuação de milhares de pessoas, incluindo muitos pacientes com coronavírus, de vários hospitais.

Ao menos 12 pessoas morreram no fim de semana devido aos ventos e chuvas torrenciais que anunciavam o Tauktae, a maior tormenta que afetará a região oeste da Índia em 30 anos, segundo a imprensa local, quando atravessava o Mar Arábico na direção do estado de Gujarat.

Ver galeria . 6 Fotos Ciclone Tauktae chega à ÍndiaFotos: AFP
Ciclone Tauktae chega à Índia (foto: Fotos: AFP )


A "tempestade ciclônica extremamente grave" está acompanhada de ventos de 155 a 165 quilômetros por hora, com rajadas que podem alcançar 185,  advertiu o departamento meteorológico indiano.

O ciclone Tauktae atinge a Índia no momento em que o país enfrenta uma terrível segunda onda de coronavírus, com mais de 4.000 mortes diárias. Os hospitais estão em colapso, os profissionais da saúde à beira da exaustão e o sistema enfrenta a falta de oxigênio e medicamentos.

Em Mumbai (oeste), capital do estado de Maharashtra, já registram inundações. As autoridades fecharam nesta segunda-feira o aeroporto durante várias horas e pediram que a população permaneça em áreas protegidas.

As autoridades enviaram dois navios da Marinha para tentar resgatar uma embarcação com 273 pessoas a bordo, à deriva em frente à costa de Mumbai. O Ministério da Defesa informou que 28 pessoas foram resgatadas até o momento.

Pacientes com COVID-19 são transferidos para longe da costa

No domingo (16/5), 580 pacientes de COVID-19 foram transferidos de hospitais de campanha para "locais mais seguros".

Em Gujarat (noroeste), mais de 100.000 pessoas abandonaram 17 distritos na madrugada desta segunda-feira. Os pacientes de COVID-19 hospitalizados em clínicas localizadas a cinco quilômetros da costa também foram transferidos.

As autoridades desta região lutam para evitar os cortes de energia elétrica nos quase 400 hospitais e 41 fábricas de oxigênio dos 12 distritos da costa, que devem ser atingidos com mais força pelo ciclone.

"Instalamos 1.383 geradores para ter certeza de que os hospitais que travam a luta contra a COVID não enfrentarão cortes de energia elétrica", afirmou um alto funcionário do governo regional, Pankaj Kumar.

Também foram criados 35 "corredores verdes" para permitir o abastecimento de oxigênio nos hospitais. Os protocolos de combate ao vírus, como o uso de máscara, distanciamento físico e uso de produtos de limpeza, serão respeitados nos abrigos, segundo as autoridades.

O estado de Gujarat, que registra oficialmente 9.000 mortes por COVID-19 – um balanço que provavelmente representa uma subnotificação dos números reais, como no restante do país, segundo os especialistas –, suspendeu por dois dias a campanha de vacinação. Mumbai fez o mesmo por um dia.

O país de 1,3 bilhão de habitantes registrou, nesta segunda-feira (17/5), 4.100 mortes e quase 280.000 novos casos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos por COVID-19 a mais de 250.000 e o de infectados a quase 25 milhões.

Dupla tragédia na Índia

"Este ciclone é uma verdadeira dupla tragédia para milhões de pessoas na Índia", afirmou Udaya Regmi, da Federação Internacional da sociedade da Cruz Vermelha e da Lua Crescente.

As autoridades mobilizaram milhares de socorristas para enfrentar a primeira grande tempestade tropical da temporada e colocaram em alerta unidades da Guarda Costeira, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, informou o ministro do Interior, Amit Shah, em um comunicado.

Em maio de 2020, também durante a pandemia de coronavírus, mais de 100 pessoas morreram durante a passagem do ciclone Amphan, que devastou o leste da Índia e Bangladesh.

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)