(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Londres mantém plano de COP26 presencial em Glasgow apesar da covid-19


14/05/2021 07:17 - atualizado 14/05/2021 07:19

O presidente da COP26, Alok Sharma, confirmou nesta sexta-feira (14) que a cúpula sobre o clima prevista para novembro na cidade escocesa de Glasgow será realizada no modo presencial, apesar da pandemia, prometendo tomar precauções para que transcorra "com total segurança".

"Sempre defendi a necessidade de uma COP presencial (...) então estamos planejando uma cúpula presencial, na qual garantimos que a segurança dos delegados será primordial", afirmou em um discurso.

Inicialmente prevista para novembro de 2020, a próxima cúpula do clima - que reunirá líderes de 196 países, além de representantes de empresas, ONGs e especialistas - foi adiada, devido à covid-19.

Embora a situação sanitária no Reino Unido - o país mais atingido na Europa, com mais de 127.600 mortes - tenha melhorado muito, vários países continuam a temer que seus representantes não possam assistir aos debates presencialmente.

Por este motivo, alguns pediram que o evento fosse on-line.

"Junto com nossos colegas do governo escocês, a Câmara Municipal de Glasgow, os organismos de saúde pública e a ONU, estamos estudando todas as medidas de segurança possíveis contra a covid, incluindo testes, vacinas e outras medidas (...) para garantir que a COP26 transcorra com segurança", disse Sharma.

Segundo o presidente do evento, esta cúpula do clima é a "última esperança" de limitar o aumento da temperatura média global a abaixo de 1,5°C em relação à era pré-industrial, limiar a partir do qual os cientistas acreditam que a mudança climática seja incontrolável.

Segundo a ONU, as emissões de gases causadores do efeito estufa teriam de ser reduzidas em quase 8% a cada ano para se manter dentro do aumento global de 1,5°C exigido pelo Acordo de Paris. Isto seria o equivalente a economizar a mesma quantidade de emissões que durante a pandemia, a cada ano, até 2030.

"Alok Sharma tem toda razão" em querer "manter a meta de limitar o aquecimento global a 1,5ºC", disse Kate Blagojevic, responsável pelo clima na ONG Greenpeace.

"Este objetivo deve estar na mente de todos os líderes mundiais e servir de base para todas as decisões que tomarem", acrescentou, "mas, para que se torne uma realidade, todos os países devem intensificar sua ação agora, começando pelo Reino Unido".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)