(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA 'profundamente preocupado' com violência dentro de Israel (Blinken)


13/05/2021 17:18 - atualizado 13/05/2021 17:19

Os Estados Unidos estão "profundamente preocupados com a violência nas ruas de Israel", onde confrontos entre judeus e árabes acompanham o novo conflito entre o movimento Hamas e o Estado hebreu, declarou nesta quinta-feira (13) o secretário de Estado, Antony Blinken.

Judeus e palestinos "merecem participar sem medo da violência em celebrações" próximas ligadas ao fim do Ramadã para os muçulmanos e a festa judaica de Shavuot, acrescentou Blinken a jornalistas.

O secretário de Estado voltou a pedir o fim dos ataques com foguetes do movimento islamita palestino Hamas em território israelense e defendeu o direito de Israel de se defender, como fizeram os Estados Unidos em várias ocasiões desde o início desta nova conflagração.

"Também estamos falando com nossos parceiros regionais para nos assegurarmos de que a calma prevaleça", acrescentou Blinken, depois que Washington intensificou os contatos com países árabes como Egito e Catar para pressionar o Hamas.

O chefe da diplomacia americana disse que os Estados Unidos são favoráveis a celebrar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU "no começo da próxima semana" para abordar a explosão de violência entre israelenses e palestinos.

"Espero que isto dê à diplomacia algum tempo para obter resultados e ver se conseguimos uma desescalada real", declarou Blinken, que na véspera enviou um emissário a Israel e aos Territórios Palestinos.

Fontes diplomáticas asseguraram nesta quinta-feira que Washington tinha bloqueado uma reunião de emergência sobre os enfrentamentos que vários membros do Conselho de Segurança queriam celebrar na sexta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)