(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Pânico em postos de gasolina dos EUA após reativação parcial de rede de oleodutos


12/05/2021 22:03

A principal rede de oleodutos dos Estados Unidos começou a reativar suas operações nesta quarta-feira (12) após ficar cinco dias fechada por causa de um ciberataque, enquanto motoristas inundavam postos na costa leste tentando comprar combustível.

A Colonial Pipeline avisou que levará "vários dias" até que o abastecimento volte ao normal.

Diante de uma escassez crescente, uma dúzia de estados, da Flórida à Virgínia, declararam estado de emergência, o que aumentou o pânico entre os consumidores, que se aglomeraram em postos de gasolina com latas de combustível e outros recipientes.

Na sexta-feira, um ataque cibernético forçou a empresa a interromper as operações de toda sua rede, o que dificultou o abastecimento nos estados do leste.

Segundo a Colonial Pipeline, o funcionamento foi retomado às 17h locais.

"Alguns mercados atendidos pela Colonial Pipeline podem experimentar, ou continuar a experimentar, interrupções intermitentes do serviço durante o período de inicialização", disse em comunicado.

No entanto, a empresa prometeu fornecer "o máximo possível de gasolina, diesel e combustível de aviação com segurança até que os mercados voltem à normalidade".

O presidente dos EUA, Joe Biden, tentou na manhã de quarta-feira tranquilizar os norte-americanos, dizendo que os funcionários de seu governo estavam "em contato muito, muito próximo" com a companhia.

O Departamento de Transporte e a Agência de Proteção Ambiental (EPA) flexibilizaram os regulamentos sobre o transporte de combustível e renunciaram temporariamente às regras de ar limpo em todos os estados afetados para tentar aliviar a escassez.

- Alívio para motoristas -

A Colonial Pipeline opera o maior sistema de oleodutos de produtos refinados dos Estados Unidos. Ela envia gasolina e combustível de aviação da costa do Golfo do Texas para a populosa costa leste através de 8.850 quilômetros de dutos, que atendem 50 milhões de consumidores.

Restaurar o abastecimento será um alívio para os motoristas preocupados que fizeram compras exageradas e deixaram milhares de postos sem combustível, de acordo com o site de rastreamento de preços da gasolina GasBuddy.

O preço médio do galão (3,79 litros) do combustível ficou perto de 3 dólares pela primeira vez desde novembro de 2014, segundo a Associação Americana de Automóvel (AAA).

O secretário de Transporte, Pete Buttigieg, urgiu aos consumidores nesta quarta que mantivessem a calma. "Reconhecemos a preocupação que existe e não perdemos tempo para agir", disse ele a jornalistas na Casa Branca. "Acumular não melhora as coisas."

O FBI culpou o grupo DarkSide pelo ataque de sexta-feira. Os hackers bloquearam os sistemas digitais da empresa e exigiram uma grande quantidade de dinheiro para liberá-los.

Mas, de acordo com o The Washington Post, a Colonial Pipeline não tem intenção de pagar o resgate.

Em vez disso, está trabalhando com uma empresa de segurança cibernética para reconstruir seus sistemas ou restaurá-los a partir de cópias de segurança, segundo a reportagem, que cita pessoas próximas ao caso.

A empresa não respondeu à solicitação de comentário da AFP.

ADVANCED ACCELERATOR APPLICATIONS

INMOBILIARIA COLONIAL


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)