(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Premier britânico pede desculpas 'sem reservas' por tiroteios de 1971 na Irlanda do Norte


12/05/2021 16:25

Em uma conversa com a primeira-ministra e a vice-primeira-ministra da Irlanda do Norte, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se desculpou nesta quarta-feira (12) pelo papel do exército britânico, denunciado na véspera pelos tribunais, em uma série de tiroteios em 1971 durante o conflito na Irlanda do Norte que deixou dez inocentes mortos em Belfast.

O tribunal da Irlanda do Norte condenou na terça-feira o uso excessivo da força pelo exército britânico no tiroteio de Ballymurphy, a oeste de Belfast, entre 9 e 11 de agosto de 1971, no qual dez "pessoas totalmente inocentes" morreram.

Foi o auge do conflito separatista que durante três décadas, até 1998, opôs católicos republicanos e protestantes sindicalistas na região britânica.

Enviado em uma missão de manutenção da paz em 1969, o Exército Britânico teve um papel polêmico no conflito e é responsável, de acordo com o Índice Sutton compilado pela Universidade de Ulster, por cerca de 300 mortes durante as operações que terminaram oficialmente em 2007.

A juíza Siobhan Keegan decidiu na terça-feira que não havia "nenhuma evidência convincente ... para justificar os tiroteios" em Ballymurphy e que "os militares não forneceram nenhuma justificativa" para este uso "claramente desproporcional" da força.

O governo Johnson prometeu legislar para evitar mais julgamentos "humilhantes" contra os militares do Reino Unido por crimes cometidos durante o conflito da Irlanda do Norte, irritando o governo da vizinha República da Irlanda e as famílias das vítimas.

- Comissão da Verdade e da Reconciliação -

O primeiro-ministro reafirmou "a intenção do governo de conseguir um avanço na Irlanda do Norte que se concentre na reconciliação, satisfaça as vítimas do conflito e termine o ciclo de reinvestigações".

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair pediu nesta quarta-feira a criação de uma Comissão da Verdade e Reconciliação, semelhante às da Colômbia e da África do Sul, para lidar com crimes cometidos durante o conflito na Irlanda do Norte, que deixou cerca de 3.500 mortos.

Na opinião do ex-líder trabalhista, cujo governo mediou a assinatura do Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa em 1998, tal comissão seria melhor do que levar os fatos à justiça.

O debate ocorre em um contexto de novas tensões na região reacendidas pelo Brexit, em particular pelo chamado "Protocolo da Irlanda do Norte" que Londres e Bruxelas negociaram fervorosamente para evitar a reimposição de uma fronteira com a vizinha República da Irlanda, país membro da UE.

Os sindicalistas da Irlanda do Norte ligados à sua filiação ao Reino Unido acreditam que essas disposições os separaram do resto do país e, em protesto, desencadearam distúrbios violentos por mais de dez noites consecutivas em abril.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)