(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CABUL

Talibãs assumem controle de distrito perto da capital afegã


12/05/2021 06:32

Os talibãs tomaram um distrito controlado pelo governo afegão a 40 quilômetros da capital do país, Cabul, às vésperas da entrada em vigor de um cessar-fogo - anunciou um porta-voz do Executivo nesta quarta-feira (12).

O distrito de Nerkh na província de Wardak, a sudoeste de Cabul, há muito tempo é usado como ponto de acesso à capital, ou como base para lançar ataques.

"As forças de segurança e defesa realizaram uma retirada tática da sede da polícia local do distrito de Nerkh", disse o porta-voz do Ministério do Interior, Tareq Arian, à AFP.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, afirmou que o movimento insurgente controla a área desde terça-feira (11).

O Ministério afegão da Defesa anunciou nesta quarta-feira que planeja lançar uma ofensiva para reconquistar o distrito.

Amplos territórios da província de Wardak e da vizinha Logar, estratégicos para entrar em Cabul, são controlados, ou estão em disputa há anos, por parte dos talibãs.

Os combatentes talibãs cercam cada vez mais os círculos urbanos, levando a especulações de que aguardam a retirada das tropas americanas do Afeganistão para lançar grandes ofensivas contra as cidades do país.

Nesta quinta-feira, um cessar-fogo de três dias deve entrar em vigor pela de Aid al Fitr, que marca o fim do Ramadã. Essa trégua foi aprovada pelos talibãs e pelos governo afegão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)