(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

COVID-19: Europa prossegue com a flexibilização após queda de casos

Pandemia de COVID-19 matou quase 3,3 milhões de pessoas no mundo e infectou 158 milhões


10/05/2021 10:35 - atualizado 10/05/2021 11:59

(foto: AFP / RIJASOLO)
(foto: AFP / RIJASOLO)
O Reino Unido se prepara para anunciar nesta segunda-feira (10/5) o fim de várias restrições anticovid, seguindo os passos de outros países europeus.

As campanhas de vacinação em vários países ocidentais permitem aos governos iniciar uma tímida reabertura, enquanto em algumas regiões do planeta, especialmente na Índia, o vírus continua provocando estragos.

A pandemia de COVID-19 matou quase 3,3 milhões de pessoas no mundo e infectou 158 milhões, de acordo com um balanço da AFP com base em números oficiais dos países.

No Reino Unido, o país mais afetado da Europa com 127.000 vítimas fatais, o primeiro-ministro Boris Johnson deve confirmar à tarde novas flexibilizações das medidas restritivas a partir de 17 de maio.

Os britânicos devem ser autorizados a organizar encontros em locais fechados com até seis pessoas. Pubs e restaurantes poderão atender nos salões fechados, após a reabertura das áreas a céu aberto.

Desde o início da campanha de vacinação em dezembro, mais de 35 milhões dos 68 milhões de britânicos receberam pelo menos uma dose de vacina contra a COVID.

Na Espanha, o estado de alerta sanitário chegou ao fim no domingo. Os cidadãos foram autorizados a sair de suas regiões ou a organizar encontros nas ruas.

Mas as imagens de pessoas celebrando e bebendo nas ruas de Madri e Barcelona, muitas delas sem máscara ou distanciamento de segurança, provocaram um impacto e reações da classe política.

"O fim do direito de exceção não significa o fim das restrições. A ameaça do vírus persiste. Por isto as autoridades devem seguir atuando e os cidadãos se comportando com responsabilidade", escreveu o ministro da Justiça, Juan Carlos Campo, em um artigo publicado no jornal El País.

Na Alemanha, mais de sete milhões de pessoas vacinadas são beneficiadas pela flexibilização das normas sanitárias, como reuniões em grupo ou entrar em qualquer loja sem a necessidade de apresentar um teste negativo.

A suspensão progressiva das restrições envolve todos os âmbitos na Europa. A Grécia reabriu nesta segunda-feira todas as escolas que estavam fechadas há seis meses e aguarda o início da lucrativa temporada turística em 15 de maio.

Em Ravena (norte da Itália), a Filarmônica de Viena enviou uma mensagem de amor no domingo à noite ao retomar as apresentações diante do público. "Foi emocionante. Voltar a receber público no teatro", afirmou o prefeito, Michele De Pascale.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)