(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Vice americana viajará em junho para México e Guatemala


05/05/2021 19:19 - atualizado 05/05/2021 19:19

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, anunciou nesta quarta-feira que sua viagem para o México e a Guatemala, a primeira internacional, será realizada nos próximos dias 7 e 8 de junho.

Kamala declarou que aguarda com ansiedade a viagem, que irá acontecer após várias reuniões de trabalho com os presidentes dos dois países.

O presidente americano, Joe Biden, encarregou a vice de lidar com a chegada crescente de imigrantes do Triângulo Norte (Honduras, Guatemala e El Salvador) à fronteira do país com o México, focando na discussão das causas desse êxodo em massa.

Kamala informou que terá esta semana uma segunda reunião on-line com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

A vice-presidente lembrou ainda que está conversando com empresas sobre investimentos na região, como parte de uma estratégia para evitar que os migrantes deixem seus países.

Em resposta às críticas à situação na fronteira - onde as prisões de imigrantes sem documentos atingiram seu auge em 15 anos em março - Harris respondeu que se os desafios fossem "fáceis" eles já teriam sido resolvidos há muito tempo.

"O trabalho que fazemos não vai aparecer da noite para o dia. Vai exigir uma estratégia de longo prazo", disse ela.

Com relação à situação em El Salvador, depois que Harris criticou na terça-feira a demissão de magistrados e indicou que os Estados Unidos "devem responder", ela disse nesta quarta-feira que ainda está "considerando as opções".

"Mas quando vejo os desafios que vêm do Triângulo Norte, temos que considerar El Salvador", explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)