(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden espera poder se reunir com Putin em junho


04/05/2021 17:42

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (4) que espera celebrar uma cúpula com seu colega russo, Vladimir Putin, durante uma viagem à Europa em junho.

"Essa é a minha esperança e expectativa", disse o presidente quando consultado a respeito. "Estamos trabalhando nisso", acrescentou, sem dar maiores detalhes.

Em abril, Biden realizou uma reunião bilateral em um terceiro país para discutir as tensões crescentes pelas mobilizações militares perto da fronteira com a Ucrânia; o tratamento do opositor de Putin, Alexei Navalny, e outros pontos críticos.

Embora a cúpula não tenha sido confirmada, um conselheiro de Putin, Yury Ushakov, disse que o planejamento para a reunião está em andamento.

Está previsto que Biden participe de uma cúpula do G7 no Reino Unido em meados de junho, seguida pelas cúpulas da OTAN e da União Europeia em Bruxelas, o que abre a porta para a coordenação de uma reunião separada com Putin.

A Áustria e a Finlândia expressaram interesse em sediar uma eventual cúpula entre os líderes dos Estados Unidos e da Rússia.

Em abril, Washington expulsou 10 diplomatas russos citando um ataque cibernético em grande escala da Rússia aos sistemas de computadores dos EUA e interferência nas eleições presidenciais de 2020. Moscou respondeu na mesma moeda com expulsões de diplomatas americanos.

No entanto, o governo Biden enfatizou que quer trazer estabilidade ao relacionamento bilateral e que Washington e Moscou devem cooperar em área chave, como armas nucleares e crise climática.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)