(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Grécia: cafés e restaurantes reabrem nas áreas abertas depois de seis meses

País pretende gastar 11,6 bilhões de euros este ano para compensar efeitos da pandemia da COVID, depois dos %u20AC 24 bilhões do ano passado


03/05/2021 06:49 - atualizado 03/05/2021 10:32

(foto: Flickr/Reprodução)
(foto: Flickr/Reprodução)
Os cafés e restaurantes de toda Grécia retomaram suas atividades nas áreas abertas nesta segunda-feira (3/5), após seis meses de fechamento.

No bairro luxuoso de Kolonaki na capital Atenas, as áreas abertas de vários estabelecimentos estavam com muitos clientes, depois da celebração da Páscoa ortodoxa.

No café Da Capo, Andreas Riminiotis celebrava o retorno a "uma vida normal".

"Antes do fechamento dos cafés em novembro, eu vinha aqui todas as manhãs para tomar meu café e conversar com meus amigos. Era meu passatempo favorito, meu remédio para todas as minhas preocupações", explica o aposentado, que recebeu a segunda dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19 há algumas semanas.

"Hoje me sinto como se estivesse vivo de novo, como se tivesse ressuscitado", brincou, em referência à Páscoa ortodoxa celebrada na Grécia no fim de semana.

Para o garçom Yannis Karagiannakis, também é um alívio retornar ao trabalho.

"Estava há seis meses sem trabalhar, andava em círculos, estava deprimido", relata.

Ao menos 330.000 pessoas trabalham no setor de restaurantes no país.

O presidente do sindicato de restaurantes, Yorgos Kavvathas, afirmou que dezenas de restaurantes, bares e cafeterias fecharam no último ano no centro de Atenas e Salônica.

Seis a cada 10 estabelecimentos estão ameaçados de fechamento.

"20% dos estabelecimentos não têm áreas abertas", disse Kavvathas, preocupado com a sobrevivência destes locais.

A retomada das atividades nas áreas abertas nesta segunda-feira acontece com medidas estritas: os funcionários devem fazer exames uma vez por semana e usar máscara.

A ocupação das mesas é limitada a seis pessoas e os estabelecimentos devem fechar às 23h00 para cumprir o toque de recolher em vigor.

A Grécia pretende gastar 11,6 bilhões de euros este ano para compensar os efeitos da pandemia, depois dos EUR 24 bilhões do ano passado.

O país registrou 345.000 casos de coronavírus e mais de 10.400 mortes em uma população de 10,8 milhões de habitantes.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)