Jornal Estado de Minas

N'DJAMENA

Exército do Chade diz ter matado centenas de rebeldes em dois dias

Centenas de rebeldes foram mortos em dois dias de combates no oeste do Chade, afirmou o exército nesta sexta-feira (30), assegurando ter posto fim ao ataque e anunciando a morte de seus soldados.



Em um comunicado, o porta-voz do Exército, general Azem Bermandoa Agouna, informou que as forças armadas do Chade concluíram uma operação contra um "grupo de rebeldes que tinha realizado uma incursão para Nokou, em Kanem Norte, em 29 de abril".

"No grupo inimigo, centenas de rebeldes neutralizados, 66 foram feitos prisioneiros", afirmou o porta-voz, em alusão aos combatentes mortos, e lamentou a morte de seis soldados chadianos.

Nokou fica 200 km ao norte da capital, N'Djamena.

Desde meados de abril, o exército e o grupo rebelde Frente para a Alternância e a Concórdia no Chade (FACT), liderado por Mahamat Mahadi Ali, estão se enfrentando na região de Kanem, perto da fronteira com o Níger.

A ofensiva começou em 11 de abril, coincidindo com as eleições presidenciais que Idriss Déby Itno, que estava há 30 anos no poder de forma ininterrupta, venceu com 80% dos votos. Mas, segundo o exército, o presidente foi morto há 12 dias no front, precisamente chefiando os combates contra o FACT em Kanem.

No dia seguinte, seu filho, o jovem general Mahamat Déby Itno, tomou o poder e se pôs à frente de uma junta de 15 generais, prometendo acabar com o FACT.

audima