Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

Erdogan culpa greco-cipriotas pelo fracasso das negociações sobre Chipre


30/04/2021 11:14

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, culpou nesta sexta-feira (30) os responsáveis greco-cipriotas pelo fracasso da última rodada de negociações sobre o futuro da dividida ilha, acusando-os de serem "mentirosos".

"Não confio no Chipre do Sul. Não acredito que seja possível obter um resultado (na próxima rodada de negociação) porque eles não são honestos (...), são uns mentirosos", declarou Erdogan, referindo-se à República do Chipre, que exerce sua autoridade na parte sul da ilha de maioria greco-cipriota.

Chipre está dividida desde 1974, quando o exército turco invadiu o terço norte em resposta a um golpe de Estado que pretendia unir a ilha com a Grécia.

Desde então, a chamada República Turca do Norte do Chipre (RTNC) só é reconhecida por Ancara.

Durante décadas, várias rodadas de negociações patrocinadas pela ONU para a reunificação fracassaram, a última delas em Genebra esta semana.

Os greco-cipriotas continuam apoiando a solução de reunificar a ilha como um Estado federal, mas o presidente da RTNC propôs na quarta-feira que o Conselho de Segurança da ONU reconheça dois Estados independentes e iguais na ilha mediterrânea.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade