(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Cobre supera US$ 10.000 por tonelada pela primeira vez em 10 anos


29/04/2021 11:05

O preço do cobre superou nesta quinta-feira a barreira de 10.000 dólares por tonelada, pela primeira vez desde fevereiro de 2011, estimulado pela forte demanda chinesa e a desvalorização da moeda americana.

O preço do metal, termômetro da economia mundial, alcançou nesta quinta-feira às 13H05 GMT (10H05 de Brasília) o valor de 10.000 dólares a tonelada no London Metal Exchange (LME). Desde 1º de janeiro, a cotação subiu 25%.

Para Anna Stablum, da Marex Spectron, o valor do cobre está sendo estimulado pela "desvalorização do dólar", que estimula a compra de metais cotados em moeda americana por investidores que usam outras divisas.

O dólar registra desvalorização de mais de 2,5% desde o início de abril em uma cesta integrada por outras moedas importantes.

Neil Wilson, da Markets.com, considera o resultado uma "combinação de problemas de oferta e demanda no Chile", maior produtor do mundo.

O apetite pelo cobre procede especialmente da China, que absorve metade da produção do planeta. O Grupo Internacional de Estudo do Cobre (ICSG) calculou no mês passado o aumento da demanda aparente de cobre na China em 13% para todo 2020.

E o número deve aumentar, depois que Pequim anunciou um grande crescimento econômico no primeiro trimestre de 2021 (18,3% em ritmo anual).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)