(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Cápsula Crew Dragon da SpaceX se acopla à ISS


24/04/2021 07:57

A cápsula Crew Dragon Endeavour da SpaceX se acoplou, neste sábado (24), à Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com imagens transmitidas ao vivo pela NASA.

A primeira fase da atracação teve início às 05h08 (06h08 de Brasília), 264 milhas (424 quilômetros) acima do sul do Oceano Índico.

A segunda ocorreu 10 minutos depois, quando 12 ganchos foram conectados com segurança entre Endeavour e a porta da ISS.

"Captura completa, bem-vinda Crew-2", disse a comandante da ISS, a astronauta dos Estados Unidos Shannon Walker.

"Obrigado Shannon, estamos felizes por estar aqui, veremos todos vocês em alguns minutos", respondeu o comandante da Endeavour, seu compatriota Shane Kimbrough.

O vestíbulo entre a cápsula e a estação está sendo pressurizado para que as escotilhas da Endeavour e do laboratório orbital possam ser abertas.

Isso deve acontecer por volta das 07h15 (8h15 de Brasília), e uma cerimônia de boas-vindas é esperada para 07h45.

A missão Crew-2, que inclui o francês Thomas Pesquet, decolou da plataforma 39A no Kennedy Space Center, Flórida, antes do amanhecer de sexta-feira.

A cápsula carrega a terceira tripulação enviada à ISS pela SpaceX, como parte do contrato multimilionário que a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) assinou com a empresa de Elon Musk.

Esta é a segunda viagem da Endeavour à ISS. A primeira foi com a missão Demo-2 em maio de 2020, que encerrou quase uma década de dependência dos EUA da Rússia para viajar para a ISS depois que a NASA encerrou o programa de ônibus espaciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)