(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Merkel quer voltar à ortodoxia fiscal após a pandemia


22/04/2021 13:03

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu nesta quinta-feira (22) manter na Constituição de seu país o mecanismo existente de limitação estrita de déficits orçamentários, suspenso durante a pandemia e que alguns querem eliminar definitivamente.

"Mesmo que as consideráveis ajudas públicas sejam importantes durante a situação excepcional" da pandemia de covid-19, "há boas razões para que o dispositivo de freio ao endividamento conserve seu lugar na Constituição", declarou a chanceler em um discurso aos empresários.

Este mecanismo proíbe, em tempos normais, o governo de ter um déficit anual maior que 0,35% de seu PIB, contra um limite muito maior estabelecido por exemplo pela União Europeia, a um nível de 3% do PIB.

Esse "freio" foi levantado durante a pandemia e a Alemanha vai registrar um déficit superior a esse limite neste ano e no próximo.

Várias vozes, principalmente de esquerda, mas também no próprio campo conservador de Merkel, defendem suspender esta restrição, que impõe uma ortodoxia orçamentária.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)