(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas N'DJAMENA

Após morte do presidente do Chade, seu filho presidirá o Conselho Militar de Transição


20/04/2021 15:07 - atualizado 20/04/2021 15:13

O presidente do Chade, Idriss Déby Itno, que estava no poder há 30 anos, morreu nesta terça-feira (20) em consequência dos ferimentos que sofreu durante uma operação militar contra os rebeldes no norte do país, anunciou o exército, que prometeu organizar eleições livres após um período de transição de 18 meses.

Um de seus filhos, Mahamat Idriss Déby Itno, de 37 anos e comandante da guarda presidencial, vai dirigir o Conselho Militar de Transição encarregado de substituir o presidente, de acordo com um comunicado militar.

Os insurgentes, por sua vez, reafirmaram sua vontade de atacar a capital N'Djamena.

"O presidente da República, chefe de Estado e comandante das Forças Armadas, Idriss Déby Itno, acaba de dar o último suspiro, defendendo a integridade territorial no campo de batalha. Com grande amargura anunciamos ao povo chadiano sua morte, em 20 de abril de 2021", afirmou o general Azem Bermandoa Agouna ao ler um comunicado na televisão pública.

O funeral está marcado para sexta-feira e depois será sepultado em sua região natal no Extremo Oriente, anunciou a Presidência.

O Conselho Militar de Transição, presidido pelo general Mahamat Idriss Déby, "garante a independência nacional, a integridade territorial, a unidade nacional, o respeito dos tratados e acordos internacionais e garante a transição durante um período de 18 meses", anunciou o porta-voz do exército.

"Uma vez finalizado período de transição, novas instituições republicanas serão instauradas para organizar eleições livres, democráticas e transparentes", completou.

Deby, de 68 anos e militar de carreira, chegou ao poder em 1990 após um golpe de Estado e havia acabado de ser reeleito para um novo mandato de seis anos, com quase 80% dos votos, segundo os resultados parciais publicados na segunda-feira à noite.

A Assembleia Nacional e o governo foram dissolvidos, as fronteiras fechadas e um toque de recolher foi instaurado.

A França, ex-potência colonial, destacou nesta terça a importância de uma "transição pacífica" no país.

Paris "destaca a importância de que a transição aconteça em condições pacíficas, em um espírito de diálogo com todos os atores políticos e da sociedade civil", afirmou a Presidência francesa em um comunicado.

- Mais de 300 rebeldes mortos -

Ministros e oficiais de alta patente haviam informado que o chefe de Estado compareceu no sábado e domingo à frente de batalha, onde o Exército enfrentava os rebeldes, que iniciaram uma ofensiva a partir de sua retaguarda na Líbia no dia das eleições, em 11 de abril.

Na segunda, o Exército do Chade afirmou que matou mais de 300 rebeldes, envolvidos em uma incursão no norte, e que cinco militares faleceram em combate. O governo afirmou que a situação estava sob controle.

O grupo rebelde Frente pela Alternância e a Concórdia no Chade (FACT) anunciou no domingo em um comunicado que "liberou a região de Kanem", norte do país, cenário dos combates de sábado.

Nesta terça-feira, os insurgentes prometeram invadir N'Djamena e rejeitaram "categoricamente" o Conselho Militar de Transição, presidido por um filho do falecido presidente, disse seu porta-voz à AFP.

"Rejeitamos categoricamente a transição (...) e continuaremos a ofensiva", afirmou Kingabé Oguzeimi de Tapol, porta-voz do FACT, contatado por telefone em Libreville.

"O Chade não é uma monarquia. Não deve haver uma sucessão de pai para filho", acrescentou o porta-voz do FACT.

O Chade integra uma região conturbada. Entre a Líbia, Sudão e República Centro-Africana, entre outros, é um ator de peso na guerra contra os extremistas do Sahel, para a qual contribui com tropas e armamento.

Em fevereiro de 2019, rebeldes chadianos que entraram no país a partir da Líbia com a intenção de derrubar Déby, foram contidos por tropas francesas. Em fevereiro de 2008, um ataque rebelde chegou às portas do palácio presidencial, mas foi impedido na última hora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)