(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HELSINQUE

Finlândia e Áustria prontas para receber reunião Putin-Biden


16/04/2021 09:11

A Finlândia se ofereceu para abrigar uma eventual reunião entre o presidente americano, Joe Biden, e seu colega russo, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira a presidência do país, enquanto a Áustria também se declarou preparada.

O país nórdico, onde foi organizado um encontro entre o ex-presidente americano Donald Trump e Vladimir Putin em 2018, informou a Washington e a Moscou que está "disposto a organizar" o encontro, afirmou o gabinete do presidente finlandês, Sauli Niinistö.

Na terça-feira, durante uma ligação telefônica com Putin, o presidente dos Estados Unidos propôs uma reunião em "terceiro país" nos próximos meses", em um contexto de tensão entre as duas potências.

A Áustria também declarou nesta sexta-feira que está preparada para receber a reunião, caso Washington e Moscou aceitem.

O país "está sempre naturalmente disponível para abrigar encontros de alto nível de todo tipo. As duas partes sabem que estamos prontos", afirmou o ministério austríaco das Relações Exteriores.

Biden, alternando ataques e tentativas de diálogo, anunciou na quinta-feira uma série de sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, o que gerou uma reação de Moscou, mas também renovou a proposta de reunião com Putin para facilitar uma "desescalada" nas tensões.

A Finlândia não é integrante da Otan e mantém boas relações diplomáticas com a Rússia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)