(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Questão da Irlanda do Norte está em ponto morto entre UE e Reino Unido


16/04/2021 07:34

A mais recente rodada de contatos entre União Europeia (UE) e Reino Unido para superar divergências sobre os controles aduaneiros na Irlanda do Norte terminou sem grandes avanços, apenas com o compromisso de intensificar as discussões - anunciaram ambas as partes nesta sexta-feira (16).

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, e o ministro britânico para o Brexit, David Frost, realizaram um jantar de trabalho e uma longa reunião na noite de quinta-feira, em Bruxelas, em função dos distúrbios na Irlanda do Norte. Os últimos episódios despertaram temores de que as consequências do Brexit estejam desestabilizando a província britânica.

A UE acusa o Reino Unido de violar o acordo do Brexit, ao manter unilateralmente os controles de fronteira na Irlanda do Norte até outubro, e apresentou uma ação contra Londres no mês passado sobre o assunto.

Esta ação legal continuará, "enquanto for necessário", disse a UE em comunicado divulgado nesta sexta (16).

Durante a reunião, Sefcovic insistiu em que as soluções "podem ser encontradas somente por meio de ações conjuntas e de órgãos conjuntos", de acordo com a nota da UE.

Já a parte britânica observou que as recentes conversas técnicas entre Bruxelas e Londres "começaram a esclarecer as questões pendentes, e se estabeleceu um impulso positivo".

Ele admitiu, porém, que "continua existindo uma série de questões difíceis e é importante continuar a debatê-las".

O Reino Unido concordou em "intensificar" as negociações.

Ambos os lados disseram que se envolverão com as empresas e a sociedade civil na Irlanda do Norte para tentar atenuar qualquer consequência adicional do Brexit.

As conversas se concentram em um protocolo especial do acordo do Brexit destinado a evitar a implementação de uma fronteira física entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um país-membro da UE.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)