(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Ratificação do acordo pós-Brexit recebe apoio crucial no Parlamento Europeu


15/04/2021 13:44 - atualizado 15/04/2021 13:50

A ratificação do acordo comercial pós-Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido superou, nesta quinta-feira (15), uma etapa fundamental, recebendo o amplo apoio das comissões de comércio e relações exteriores do Parlamento Europeu, anunciou um porta-voz legislativo.

Em uma sessão conjunta, as duas comissões aprovaram o projeto por 108 votos a favor, um contra e quatro abstenções, um resultado que abre caminho para sua ratificação em plenário.

O acordo que rege as relações comerciais pós-Brexit entre a UE e o Reino Unido foi selado entre as partes no Natal de 2020, após praticamente um ano de negociações exaustivas.

O Parlamento britânico já ratificou o acordo, que entrou em vigor em 1º de janeiro.

Entretanto, em meados de dezembro, o Parlamento Europeu avisou que se as negociações fossem estendidas não teria condições de ratificá-lo antes de 1º de janeiro, como de fato aconteceu.

Assim, as partes concordaram em implementar o acordo de forma provisória, com um prazo inicialmente estabelecido para 28 de fevereiro e posteriormente estendido até 30 de abril.

O Parlamento Europeu tem agendadas sessões plenárias entre os dias 26 e 29 de abril.

Com a aproximação da nova data, as tensões voltaram a aumentar pelas consequências do Brexit na Irlanda do Norte, onde incidentes violentos foram registrados.

O Acordo de Retirada, que geriu a saída britânica do Reino Unido, previa mecanismos específicos para evitar que uma fronteira física fosse implementada na Irlanda.

Com a votação desta quinta-feira nas duas influentes comissões, agora os dirigentes dos principais blocos políticos no Parlamento vão definir na próxima semana a data para a ratificação a ser votada em plenário.

"O impacto do Brexit definitivamente tem consequências na vida real e acho que o surto de violência na Irlanda do Norte deixou isso muito claro", comentou o eurodeputado Christian Hansen, que está liderando os esforços de ratificação.

No final deste dia, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, e o funcionário britânico responsável pelas relações com a UE, David Frost, planejam um encontro em Bruxelas.

A decisão britânica de implementar controles alfandegários na Irlanda motivou não só episódios de violência, mas também revolta na UE, por considerar que viola os acordos assinados no âmbito do Brexit.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)