(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ERBIL

Drone dispara foguete contra aeroporto no Curdistão iraquiano


14/04/2021 18:42 - atualizado 14/04/2021 18:43

Um foguete foi lançado de um drone nesta quarta-feira (14) contra o aeroporto de Erbil, capital do Curdistão iraquiano, onde estão posicionados soldados americanos, disseram funcionários curdos.

A explosão, ouvida em vários pontos da cidade, até agora não foi reivindicada. Em 15 de fevereiro um ataque similar foi atribuído a facções iraquianas pró-Irã.

"Não causou nem vítimas, nem danos", afirmou à agência oficial iraquiana o governador de Erbil, Omed Khoshnaw.

À noite, um cordão de segurança bloqueava todos os acessos ao aeroporto, afirmaram testemunhas. O governador assegurou que os voos não foram interrompidos.

O ministério do Interior do Curdistão afirmou ter determinado que "um drone carregado com TNT tinha atacado o quartel-general da coalizão no aeroporto de Erbil".

Hoshyar Zebari, ex-ministro iraquiano de Assuntos Exteriores e figura política do Curdistão, acusou no Twitter "uma milícia" de estar por trás desse ataque "terrorista com foguetes e drones".

No ataque de 15 de fevereiro, uma salva de foguetes matou em Erbil um funcionário terceirizado estrangeiro da coalizão antijihadista dirigida por Washington e um iraquiano. O ataque foi reivindicado por um grupo pouco conhecido, autodeterminado Awliyaa al Dam ("os Guardiões do Sangue").

Suspeita-se que estes ataques no Iraque sejam realizados por grupos que operam sob a direção do Irã, o que supõe um desafio para a nova administração de Joe Biden, em um momento em que abre a porta para retomar as negociações com Teerã sobre seu programa nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)