(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Rússia deve manter sua condição de potência 'nuclear e espacial', diz Putin


12/04/2021 13:52

A Rússia deve continuar sendo uma grande potência na exploração do espaço, afirmou nesta segunda-feira (12) o presidente Vladimir Putin, com motivo do 60º aniversário do primeiro voo ao espaço do astronauta soviético Yuri Gagarin.

"No século XXI, a Rússia deve manter sua condição de potência nuclear e espacial", disse ele em vídeoconferência, pedindo o estabelecimento de uma estratégia sobre "ao menos 10 anos" de um setor que está em decadência há vários anos.

Em vídeoconferência sobre o assunto com diversos membros do governo, ele pediu uma estratégia que se estenda também às telecomunicações, aos transportes, à pesquisa fundamental, à saúde e educação.

Para muitos críticos, a Rússia privilegiou há anos o desenvolvimento de novas armas - como mísseis hipersônicos - abandonando o terreno diante da concorrência ocidental no campo espacial.

De fato, o setor foi afetado por uma infraestrutura envelhecida e pela corrupção.

"O governo deve preparar e aprovar um documento que contenha medidas claras para alcançar as prioridades", acrescentou Putin.

Elogiando o sucesso histórico de Yuri Gagarin, o presidente russo destacou: "será sempre um grande orgulho que foi o nosso país quem abriu o caminho para o universo".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)