(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Bienal de Arquitetura de Veneza enfrenta pandemia em 2021


12/04/2021 12:13

Considerada o maior evento arquitetônico do mundo, a Bienal de Arquitetura de Veneza enfrenta a pandemia do coronavírus em sua edição 2021 com uma série de eventos, debates e exposições.

O evento, que acontece a cada dois anos desde 1980, acontecerá de sábado, 22 de maio, a domingo, 21 de novembro de 2021, conforme confirmado pelos organizadores nesta segunda-feira.

Teve de ser adiado em 2020 por conta da emergência global de saúde e, este ano, acontecerá em meio a medidas sanitárias e marcado pelo uso da Internet e das redes sociais.

"Não foi um ano perdido. Os tempos mortos não são inúteis, servem aos artistas para entender, para a criatividade", explicou o presidente da Bienal de Veneza, Roberto Cicutto, em entrevista coletiva virtual nesta segunda-feira (12).

A 17ª edição da Bienal de Arquitetura, paradoxalmente intitulada "How Will We Live Together? ("Como viveremos juntos?"), tem como curador o arquiteto libanês Hashim Sarkis e contará com 63 países participantes, além de uma centena de arquitetos e escritórios do mundo todo.

"O confinamento nos tornou mais conscientes do que é preciso para construir um mundo e da importância da arquitetura nesse processo", comentou Sarkis, reitor da Escola de Arquitetura e Planejamento do MIT nos Estados Unidos.

Os organizadores esperam que os participantes tenham a oportunidade de refletir sobre o tema da pandemia e da arquitetura, bem como a noção de resiliência.

"É possível viver de novo juntos com a pandemia?", questiona o curador que nos convida a pensar sobre estes tempos cruciais, que, para muitos, marcam o início de uma nova era.

- Lina Bo Bardi, um exemplo -

No dia 22 de maio, a bienal concederá o Leão de Ouro Especial à falecida arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).

"Se há uma arquiteta que melhor personifica o tema da Bienal deste ano é Lina Bo Bardi", sublinhou Sarkis.

"É um exemplo de perseverança em tempos difíceis, sejam eles de guerra, conflito político, ou imigração, e sua capacidade de permanecer criativa, generosa e otimista em todos os momentos", disse ele.

"Em suas mãos, a arquitetura se torna uma verdadeira arte social com poder de convocação", resumiu ao anunciar o prêmio.

A arquiteta do prestigioso Museu de Arte de São Paulo (Masp), espaço público emblemático, formada na Itália onde fundou a famosa revista "Quaderni di Domus", marcou a cultura brasileira após se mudar para o país em 1946. Aqui, cultivou todas as artes, valorizando a vanguarda estética e a tradição popular.

Devido à emergência sanitária, a 59ª Mostra Internacional de Arte, a cargo da curadora Cecilia Alemani, que deveria ser realizada em 2021, foi adiada para 2022, com duração de 7 meses. Está prevista para acontecer de 23 de abril a 27 de novembro.

Os organizadores confirmaram, em vez disso, a realização do Festival de Cinema de Veneza, de 1º a 11 de setembro, dirigido pelo crítico Alberto Barbera.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)