(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden inicia negociação bipartidária para estimular plano de infraestruturas


12/04/2021 19:28 - atualizado 12/04/2021 19:31

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu flexibilidade em uma reunião nesta segunda-feira (12) com congressistas republicanos e democratas para estimular seu plano de infraestruturas de mais de US$ 2 trilhões.

A iniciativa é uma aposta ousada para reconstruir o país e cimentar seu lugar na história como o presidente que restaurou o papel do governo central em um país que vinha apresentando grande fragmentação.

Com a reunião na Casa Branca, Biden quis mostrar que cumpre sua promessa de acabar com a divisão que transformou Washington em um constante cenário de confronto durante o mandato de Donald Trump.

Para a reunião foram convidados quatro senadores e quatro integrantes da Câmara de Representantes, metade de cada partido.

"Esta é uma reunião bipartidária", disse Biden a repórteres no Salão Oval. "Estou preparado para negociar".

Até o momento, Biden não conta o apoio de republicanos para seu gigantesco plano de gastos, que pretende injetar recursos em diversos setores: da reforma do deteriorado sistema de rodovias até a implementação da Internet de banda larga em comunidades agrícolas e melhorar o abastecimento de água para uso doméstico..

Para financiar o plano, o presidente propõe um aumento dos impostos corporativos de 21% para 28%.

O plano, que uma fonte do governo democrata chamou de "ousado investimento que acontece apenas uma vez em uma geração nos Estados Unidos", é uma aposta de vitória para um presidente que surpreendeu muitos com sua vontade de atuar de maneira grandiosa.

Inspirado em Franklin Delano Roosevelt e em seu famoso programa "New Deal" para tirar os Estados Unidos da Grande Depressão, Biden pretende transformar o país no cenário pós-covid.

- "Inação não é uma opção" -

Mais do que um pacote tradicional de infraestrutura concentrado em alvos clássicos, que incluem estradas e pontes, o presidente também quer injetar recursos em tecnologias verdes, escolas e qualquer outro aspecto da economia ampliada em uma tentativa de "dominar o futuro".

"O país não é mais líder mundial porque não estamos investindo", disse Biden na semana passada, aludindo à acirrada competição com a China.

As pesquisas mostram um amplo apoio dos eleitores à ideia, mas os membros do Congresso são contrários.

Irritados com a forma como os democratas forçaram a aprovação do pacote de estímulo à economia de US$ 1,9 trilhão em março, os republicanos alegam que o aumento do imposto corporativo vai afetar a competitividade dos Estados Unidos.

O chefe da bancada republicana no Senado, Mitch McConnel, disse na segunda-feira que "menos de 6% dessa proposta vai para estradas e pontes" e significaria "um dos maiores aumentos de impostos em uma geração".

Biden insistiu que está disposto a negociar tanto o "alcance" do projeto quanto "como o pagaremos".

A Casa Branca insiste, no entanto, em que não pode acontecer uma redução fundamental na composição do plano, rebatendo as queixas republicanas de que contém muitos projetos importantes para a esquerda, em contraposição aos objetivos reais de infraestruturas.

"Não estaremos abertos a não fazer nada. A inação simplesmente não é uma opção", disse Biden.

A Casa Branca alerta que, se os republicanos não aderirem ao plano, os democratas tentarão aprovar o gigantesco pacote sozinhos, recorrendo a um mecanismo especial de orçamento que os autoriza a usar sua estreita maioria no Congresso.

E mesmo isso, no entanto, é incerto. Os democratas precisariam dos votos de todos os seus senadores, e pelo menos um - o senador Joe Manchin da Virgínia Ocidental - afirma que é contrário à taxa de imposto de 28%.

Os republicanos acusam Biden de falar sobre bipartidarismo da boca para fora, planejando apressar o pacote de qualquer maneira.

Mas a porta-voz da Casa Branca Jen Psaki insistiu aos repórteres que Biden já demonstrou sua boa vontade.

"O tempo do presidente dos Estados Unidos não é usado ... se não quiser ouvir genuinamente as ideias dos participantes (na reunião) sobre como fazer avançar este pacote", disse ele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)